Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ALTO TIETÊ

Procissão de Pentecostes deve levar cerca de 10 mil pessoas para o centro de Mogi das Cruzes neste domingo

.


Evento tem saída marcada para as 16h30, na Praça Coronel Benedito de Almeida. Depois da procissão, bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini celebra missa na Catedral de Sant'Anna. Anjos na Procissão de Pentecostes da Festa do Divino de Mogi das Cruzes

Yasmin Castro/g1

A Procissão de Pentecostes da Festa do Divino Espírito Santo acontece neste domingo (19), em Mogi das Cruzes. Segundo a organização, o evento tem saída marcada para as 16h30, na Praça Coronel Benedito de Almeida.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

A Festa do Divino termina neste domingo. O tema deste ano é "Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia". Os festeiros desta edição são o casal Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os capitães-de-mastro são Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos. A Festa do Divino tem 411 anos de devoção em Mogi das Cruzes.

Segundo a coordenadora, Sylvania Pires Grinberg a Procissão de Pentecostes é o ponto alto religioso da Festa do Divino. Porque é quando se celebra Pentecostes. Nesta data, a Igreja Católica celebra a descida do Espírito Santo para os apóstolos como narrado na bíblia, 50 dias depois da Páscoa.

O cortejo tem a duração de 1h30. "A procissão começa na Rua José Bonifácio, passa pela Rua Dr. Corrêa, desce a Rua Dr. Ricardo Vilela até a Rua Dr. Deodato Wertheimer (onde estará o tapete ornamental) e sobe pela Rua Dr. Paulo Frontin até chegar na Catedral de Sant'Anna", diz a coordenadora.

Além disso, durante o trajeto são feitas paradas em casas que representam os sete dons do Divino Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. Em cada uma delas, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini fala sobre um dos sete dons e depois solta uma pomba.

LEIA TAMBÉM

Veja programação religiosa e cultural da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi 2024

Cavalhada, império na casa do festeiro e até liberação de um preso: veja tradições da Festa do Divino de Mogi que foram perdidas

De acordo com Sylvania, cerca de 10 mil pessoas participam da procissão todos os anos. Dessas, mil integram o corpo da procissão.

Ela afirma ainda que os preparativos seguem até os últimos momentos para a procissão. "O andor é sempre enfeitado durante a noite de sábado para domingo, tem um lugar específico que será montado para o andor entrar depois no corpo da procissão. Já sobre as roupas, a Associação Pró-Festa do Divino tem um acervo de roupas dos arcanjos, dos dons... Sempre usamos essas roupas", explica.

Quando a procissão termina será iniciada a missa. Depois, todos seguem em direção ao Império, na Praça Coronel Benedito Almeida, para a incineração dos pedidos dos devotos feitos ao longo do ano e entregues nas caixas de pedidos das rezadeiras.

Em seguida as cortinas do Império são fechadas e o mastro é retirado para o término de mais uma Festa do Divino.

Veja a ordem de participantes na Procissão de Pentecostes

Cruz;

Grupos folclóricos;

Anjos;

Bandeiras;

Meninas representando a fé, a esperança e a caridade;

Mulheres da bíblia;

Carro de som;

Rezadeiras;

Sete dons do Divino Espírito Santo;

Meninas com pombinhas;

Coroinhas;

Ministros;

Carro de som;

Bispo;

Sacerdotes;

Imperador e imperatriz;

Festeiros e capitães-de-mastro;

Familiares;

Ex-festeiros;

Carro de som;

Arcanjos;

Tocheiros;

Andor;

Carro de som;

Devotos.

As irmandades que participam não têm uma posição definida porque ficam nas laterais do cortejo.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!