Globall Security

Mais de 11,8 mil celulares foram furtados ou roubados no Alto Tietê em 2023; veja cidades com mais casos

.

Por Nova TV Alto Tiete em 20/05/2024 às 10:45:23

Balanço do g1 foi feito com base nos dados da Secretaria do Estado da Segurança Pública. Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano concentraram 67,4% dos casos no ano passado. Alto Tietê registrou queda de 9,7% no número de furtos e roubos de celulares em 2023

Fábio Tito/g1

O Alto Tietê registrou mais de 11,8 mil casos de roubo e furto de celulares em 2023, de acordo com dados da Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP). O índice de celulares subtraídos apresentou uma queda de 9,7%, na comparação com 2022, quando ficou em 13.092.

Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano concentraram 67,4% dos casos no ano passado.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

A cidade com mais celulares subtraídos foi Itaquaquecetuba, com 3.477 casos, seguida por Suzano, com 2.360, e Mogi das Cruzes, com 2.135. Por outro lado, Salesópolis teve 32 casos.

Bairros com maiores índices

Nas três cidades da região que mais registraram furtos e roubos de celulares no ano passado, os bairros com os índices mais altos foram o Centro. Confira as três regiões com mais registros em Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes:

Itaquaquecetuba

Centro: 112;

Jardim do Carmo: 111;

Vila Ursulina: 109.

Mogi das Cruzes

Centro: 324;

Jundiapeba: 276;

Botujuru: 76;

Suzano

Centro: 137;

Vila Amorim: 122;

Parque Suzano: 115.

Explicação para queda

O advogado Ariel de Castro Alves, especialista em políticas de segurança pública, explica que o Alto Tietê segue a tendência do estado de São Paulo e em várias regiões do País de redução desses crimes. Para ele, a atuação das polícias Civil e Militar contra a receptação de furtos e roubos de celulares são alguns dos fatores que explicam a queda.

"Temos a maior atenção dos proprietários de celulares para evitarem o uso dos aparelhos, de forma distraída, principalmente nas regiões mais movimentadas das cidades e nos pontos de ônibus.

"Além disso, boa parte dos proprietários de celulares aderiu ao sistema de bloqueios implantado pelo governo federal, chamado celular seguro, que acabou inibindo os furtos e roubos".

O que diz a SSP

Em nota, a SSP disse que a tendência de queda nos indicadores dos crimes de furto e roubo de celulares também seguiu no primeiro trimestre do ano. Confira na íntegra a nota da SSP em relação à queda dos crimes na região:

A SSP destaca o empenho das forças de segurança no combate a roubos e furtos de celulares e apresenta resultados positivos. Após fechar o ano de 2023 com uma queda de 15% nos casos no Alto Tietê, os indicadores desses crimes seguem caindo. Nos primeiros três meses deste ano houve recuo de 579 dos casos na região, passando de 2.225 ocorrências no mesmo período de 2023, para 1.676 ocorrências neste ano. Somado a isso, 1.163 infratores foram presos/ apreendidos e 79 armas foram retiradas das mãos dos criminosos. As ações policiais seguem focadas no combate à receptação de produtos roubados e furtados, por meio da fiscalização de lojas de venda e revendas de celulares.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio 02
Anuncio Guarupass