Turismo pedagógico apresenta cadeia produtiva do búfalo no Pará
Ilha do Marajó tem o maior rebanho bubalino do Brasil e produtores como Tonga Gouvêa buscam apresentar a cultura ao país Tonga Gouvêa tem nos búfalos o seu maior xodó.
Ilha do Marajó tem o maior rebanho bubalino do Brasil e produtores como Tonga Gouvêa buscam apresentar a cultura ao país
Tonga Gouvêa tem nos búfalos o seu maior xodó. Produtor rural na Ilha do Marajó, no Pará, ele promove o turismo pedagógico para proporcionar aos turistas uma experiência imersiva junto aos animais símbolo da cultura marajoara.
"O búfalo além de produzir proteína, como carne e leite, ele ainda proporciona a interação do homem com o meio ambiente", conta Gouvêa.
Na Ilha do Marajó são produzidos os famosos queijos de leite de búfala, reconhecidos mundialmente. Mas a presença do búfalo vai além deste produto e da economia, se estendendo pela história e cultura locais.
Para o produtor, incentivar o turismo na região permite às pessoas conhecerem toda a cadeia produtiva dos búfalos, do mangue à restinga. Além disso, o seu intuito também é buscar uma aproximação cada vez maior da produção saudável com o meio ambiente.
Fonte: ECONOMIA