Municípios da região foram os primeiros no estado de SP a receber a vacina contra a dengue e iniciar a imunização. Doses estão disponíveis para público que recebeu a primeira dose há três meses. Vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos do Alto Tietê
Fernanda Sunega
As cidades do Alto Tietê deram início à aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue. O imunizante está disponível para a população que recebeu a primeira dose há três meses (veja locais de vacinação).
Os municípios de Biritiba-Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano responderam os questionamentos do g1, enquanto Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis não enviaram respostas.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Os municípios da região foram os primeiros do estado de São Paulo a aplicar a vacina contra a dengue, em fevereiro.
Segundo dados desta terça-feira (21) do Painel de monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo, o Alto Tietê chegou a 19 mortes por dengue no ano. Ainda segundo o levantamento, a região contabiliza mais de 20,6 mil casos de dengue em 2024.
LEIA MAIS:
Poá confirma duas mortes por dengue; Alto Tietê contabiliza 19 óbitos e mais de 20 mil casos da doença
Cidades do Alto Tietê retomam vacinação contra a dengue
Silencioso e fã de ambientes escuros: veja curiosidades sobre o mosquito da dengue
Em abril, o Ministério da Saúde liberou a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo. No entanto, a pasta reforçou que a prioridade é que os municípios priorizem a vacinação de crianças de 10 a 14 anos.
Confira a vacinação em cada cidade da região
Biritiba Mirim
A segunda dose da vacina contra dengue teve início no dia 17 de maio, tendo como público-alvo crianças de 10 anos a 14 anos. A vacinação é ofertada nas salas de vacinas do Centro de Especialidades - CSIII e ESF Jardim Yoneda.
O CSIII fica na Avenida Maria José de Siqueira Melo, 301, Jardim Takebe, e o ESF Jardim Yoneda está localizado na Rua Nilo Peçanha, s/n°, no Jardim Yoneda.
Guararema
Segundo a Prefeitura de Guararema, o município já iniciou a vacinação com a segunda dose, que deve ser aplicada nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que tomaram a primeira dose em fevereiro.
A vacina é ofertada na Unidade Temporária de Saúde do Paratei, que fica na Avenida Paratei, 365, no Paratei, e no Cesap, localizado na Rua Doutor Armindo, 567, no bairro Nogueira.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o município iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue no domingo (19).
Pessoas elegíveis que já tomaram a primeira dose e estão no período correto de três meses de intervalo podem receber a segunda dose. A vacinação contra a dengue está disponível nas UBSs do município.
Mogi das Cruzes
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a segunda dose está disponível de acordo com a data programada para cada paciente. A vacina é ofertada em todas as unidade de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Poá
A vacina de segunda dose contra a dengue está disponível em todas as UBSs, conforme o agendamento previsto nas carteirinhas das crianças vacinadas. Segundo a Vigilância Epidemiológica em Saúde de Poá, há vacinas disponíveis em todos os postos da cidade.
Santa Isabel
A Prefeitura de Santa Isabel informou que a aplicação da segunda dose começou nesta segunda-feira (20). Para realizar a imunização, basta comparecer em qualquer uma das 12 unidades de saúde do município, portando documento de identificação e o cartão de vacina.
As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, entre às 7h e às 16h, com exceção da UBS Brotas, que opera em horário estendido, das 7h às 19h.
Suzano
A Secretaria de Saúde de Suzano informa que a segunda dose da vacina contra a dengue já está disponível desde segunda-feira (20).
O imunizante pode ser encontrado nas 24 unidades da atenção básica, em dias úteis, das 8h às 15h. Crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos devem estar acompanhado de um responsável e é preciso apresentar documento pessoal com foto, caderneta de vacinação e comprovante de endereço.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê