A Frente Ampla por Guarulhos, liderado por Elói Pietá e Fran Correa, fizeram um gol de letra, com a abertura do planejamento para a contribuição popular. o processo é mais complexo, mas o resultado é muito bom.
Normalmente os projetos são elaborados por convicção do pleiteante da cadeira do executivo e de sua composição política, inserindo pauta de alguns pleiteantes ao legislativo.
O plano de governo é um instrumento de planejamento para a nova gestão estabelecer as suas diretrizes e medidas a serem tomadas ao assumirem a cadeira do legislativo, ou seja, a vitória das urnas. Nenhum time chega sem uma pauta que atenda aos anseios da população e sem intervenções pontuadas, que comece a ressignificar "a nova gestão", seria colocar em prática o que motivou a população eleger o Gestor pelo pleito.
É no plano de governo que está a contribuição da esperança para aplicação a uma realidade de fato.
O plano de governo integra o programa de governo que deve ser apresentando no ato de inscrição da Chapa do Prefeiturável, com toda documentação no Tribunal Eleitoral, e ficar registrado, para consulta pública.
Em Guarulhos a chamada desta construção foi feita aberta aos populares em geral, onde cada cidadão, teve um canal aberto e convite para estar presente nos eventos que acontecerão regionalmente, e por eixos: Cultura, Educação, Esporte, Trabalho, Economia, Infraestrutura, atendimento da família, saúde, meio ambiente, inovação, mobilidade urbana dentre outros. Onde foi disponibilizado o email: frenteamplaprogramadegoverno, corra e mande sua sugestão, e acompanhe as redes do Eloi Pietá e da Fran Correa que consta diversas informações de locais e dias para conclusão deste precioso instrumento.
Quanto a minha opinião vejo como uma valorização e contribuição para a cidade ouvir de fato e não de mentirinha, quem vive na cidade, ninguém melhor que os pré-candidatos, e neste caso referindo a todos, pois quando se participa do pleito eleitoral, o objeto almejado deve ser melhorias para as vidas que representarão.
A regionalização permite observar a complexidade de cada local e cada bairro com mais afinco, desde um bairro menos desenvolvido carente de desenvolvimento a outro com desenvolvimento que necessidade apenas manutenção e ampliar malha viária e outros. Estas complexidades estarão nas mãos de Elói Pietá e Fran Correa. Uma fala bem significativa que ouvi da própria Fran Correa no evento: "Que não basta pegar um grupo técnico, e empurrar nosso projeto goela abaixo, como muitos fazem, tanto eu como Elói, temos nosso programa de governo e bem elaborados, e que conciliamos e diversos aspectos está etapa e acessibilidade dele de encontro com a população de Guarulhos, viabilidade, ser exequível".
Certamente irá demandar um grande esforço em conjunto, porém será apresentando o melhor ao guarulhense!
----------------------------------
Milene Iris B Estanislau
Pós em Direito Político e Direito Eleitoral, Pós em Direito Público com ênfase em Gestão Pública e Docência em Ensino Superior, Alumini RenovaBR. Extensão em Gestão Pública e Ciências Políticas.