Partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos. Urna eletrônica
Justiça Eleitoral
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já acontecem em todo o país.
Em Mogi das Cruzes, até esta segunda-feira (1º), ao menos quatro pré-candidatos participam da corrida eleitoral para a prefeitura.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Confira a lista de pré-candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes em ordem alfabética:
Caio Cunha (Podemos)
Caio Cesar Machado da Cunha tem 46 anos, nasceu em Mogi das Cruzes, é pai de dois filhos e é o atual prefeito da cidade. Possui formação na área de Tecnologia da Informação e mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Caio Cunha é pré-candidato à reelição à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo Podemos
Arquivo pessoal
Foi eleito vereador de Mogi das Cruzes pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016 como o parlamentar mais votado.
Em 2020, Cunha se candidatou a prefeito de Mogi pela primeira vez e foi eleito para o cargo no segundo turno.
Mara Bertaiolli (PL)
Mara Bertaiolli é natural de Mogi das Cruzes, tem 56 anos, é casada e mãe de uma filha. É formada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes e é casada com Marco Bertaiolli, ex-prefeito e vereador de Mogi, que também atuou como deputado federal e estadual.
Mara Bertaiolli é pré-candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo PL
Redes sociais/Reprodução
Mara atuou como professora do ensino fundamental até passar a se dedicar aos trabalhos de voluntariado. Durante os dois mandatos do marido na prefeitura, de 2009 a 2016, ela se dedicou integralmente ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi.
A partir de 2014, Mara passou a presidir a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes. No início de 2024, ela se desligou do cargo para ser pré-candidata à prefeita de Mogi. Esta é a primeira vez que Mara concorre à Prefeitura de Mogi.
Rodrigo Valverde (PT)
Rodrigo Valverde é natural de Mogi das Cruzes, tem 46 anos, é casado e atua como advogado. Ele é formado em Direito pela Universidade Braz Cubas e pós-graduado em Direito Municipal pela Universidade Paulista.
Rodrigo Valverde é pré-candidato à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo PT
Arquivo pessoal
Ao longo da carreira, ocupou cargos em diferentes esferas do governo, desde a Câmara Municipal de Biritiba-Mirim até a Câmara Federal.
Valverde foi eleito vereador em 2016 e atuou no cargo até 2020, ano em que concorreu pela primeira vez à Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Sheila Mantovanni (MN)
Sheila Mantovanni tem 47 anos, é professora, mãe de três filhos e divorciada. Natural de São Paulo, vive em Mogi das Cruzes há 15 anos.
Sheila Mantovanni pré-candidata Prefeitura Mogi das Cruzes
Arquivo pessoal
Mantovanni ficou presa por 117 dias por ter participado dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ela voltou para Mogi em maio de 2023 e ficou mais 11 meses utilizando tornozeleira eletrônica.
Após assinar o acordo de não-persecução penal (ANPP) proposto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Eleitoral (STF), Mantovanni foi convidada para entrar na política. Esta é a primeira vez que Sheila concorre à Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê