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Falta de fiscalização preocupa moradores da Mogi-Salesópolis; via está sem radares há quatro anos

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Por Nova TV Alto Tiete em 03/08/2024 às 10:00:05

Pessoas que moram no local relatam que os motoristas agem com imprudência e que já presenciaram vários acidentes no local. Segundo o DER, a licitação para aquisição dos novos radares na rodovia está na fase de análise de preços. Falta de fiscalização preocupa moradores da Mogi-Salesópolis; via está sem radares há quatro anos

TV Diário/Reprodução

A falta de fiscalização é o que mais preocupa quem mora perto da Rodovia Mogi-Salesópolis, já que a via está sem radares desde 2020. Segundo o anúncio feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a via deve receber dez radares entre Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

De acordo com o DER, a licitação para aquisição dos novos radares está na fase de análise de preços. O departamento destacou ainda que em maio, foi implantada lombada física na Mogi -Salesópolis, na altura da escola Sentaro Takaoka, e a sinalização no trecho da rodovia encontra-se em condições adequadas (veja nota na íntegra abaixo).

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Quem usa a Mogi-Salesópolis para se deslocar diariamente considera a rodovia uma das estradas mais perigosas do Alto Tietê. Em julho, um bebê morreu e pelo menos três pessoas ficaram feridas após um acidente na Mogi-Salesópolis. Dois dias depois, um motociclista morreu na Mogi-Salesópolis, após perder o controle da moto em uma saída de curva.

"A rodovia é muito perigosa! Por conta do alto fluxo de carros e a pista simples - sem faixa dupla -, os motoristas acabam fazendo ultrapassagens em locais não apropriados, sem visão para o carro que está vindo na direção oposta, além do exagero na velocidade", diz o empresário Kaio de Morais Lorca.

Ele mora no distrito Nossa Senhora dos Remédios, na beira da Mogi-Salesópolis, há 37 anos. Como ele tem uma loja de peças automotivas em Salesópolis e atende outras cidades da região, o tráfego pela rodovia é diário.

Lorca conta que o trecho mais perigoso é no km 82, perto da casa dele. "A curva desse km é conhecida como 'curva da morte'. Tem muito acidente nesse lugar, já presenciei vários. Em janeiro desse ano, um motociclista morreu na minha frente. Precisei até pegar um lençol de casa para cobrir o corpo. É muito complicado", lamenta.

"Os acidentes são causados por imprudência dos motoristas. A situação da rodovia dá condição para esses abusos. Os radares são um controle que seria bom para amenizar os acidente nos trechos perigosos, mas não é a solução. Os motoristas precisam de conscientização".

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A professora Sabine Dombek compartilha da mesma opinião de Kaio. Ela também acha que os radares reforçam a fiscalização, mas não resolvem totalmente o problema.

"Moro a 500 metros da Mogi-Salesópolis, vou trabalhar todos os dias de carro e para sair de casa a única opção é a rodovia. Para mim, a Mogi-Salesópolis é uma das vias mais perigosas da região, por conta da imprudência dos motoristas".

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Ela relata que, em alguns trechos - como em frente à Escola Estadual Doutor Sentaro Takaoka - não há recuo ônibus nos pontos. "Isso ocasionou um acidente grave recentemente. Inclusive, foram construídas lombadas nesse local após o acontecimento. Minha filha estuda na escola e relata que escuta freadas bruscas porque os motoristas não sabem que tem lombada e não prestam atenção na sinalização", conta.

"Já presenciei acidente, quase acidente... Meu filho mesmo sofreu um acidente grave na rodovia, mas não se feriu. Acho que a Mogi-Salesópolis não passa um dia sem acidente, nem sempre são com morte, mas os acidentes acontecem com frequência", finaliza.

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Confira a nota na íntegra do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

O DER informa que a licitação para aquisição dos novos radares está em andamento, na fase de análise de preços, seguindo os trâmites legais previstos, com diligências e esclarecimentos às partes envolvidas, para conclusão no menor prazo possível.

A licitação resultará na aquisição de radares que funcionarão em 649 pontos de controle de velocidade, com investimento previsto de R$ 202,6 milhões, em rodovias administradas pelo departamento.

Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão mais modernos e eficientes, capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a contagem de veículos, com a leitura automática das placas e transmissão em tempo real para uma central do DER.

Mais informações sobre a licitação e os trechos onde serão instalados os radares podem ser consultadas no edital disponível no portal, acessando o menu Transparência, aba Licitações e, em seguida, Editais.

Em maio, foi implantada lombada física na Mogi Salesópolis, na altura da escola Sentaro Takaoka, e a sinalização no trecho da rodovia encontra-se em condições adequadas. O DER ressalta ainda que o respeito às leis de trânsito é fundamental para evitar acidentes.

Acidente na Rodovia Mogi-Salesópolis

TV Diário/Reprodução

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Fonte: G1

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