Para o especialista Alexandre Rollo iniciativa ajuda no aprimoramento da democracia brasileira. Crianças e adolescentes foram "eleitos" vereadores e puderam apresentar projetos e também conhecer como funciona o Legislativo. Crianças e adolescentes conheceram mais sobre o Legislativo em projeto em Arujá
Divulgação/Câmara de Arujá
Em Arujá, crianças e adolescentes têm a oportunidade de conhecer de perto o processo eleitoral e o funcionamento da Câmara, no projeto 'Vereador Mirim Por um Dia'. A atividade é uma chance para que os participantes se tornem eleitores mais conscientes e até mesmo desenvolvam a vontade de, futuramente, participar mais ativamente da política.
O que faz um vereador? Como funciona a Câmara Municipal? O que é o poder legislativo? Essas são algumas das perguntas que muitos eleitores não sabem como responder. E é por isso que escolher representantes durante as eleições muitas vezes torna-se um jogo de "sorte e azar".
"Projetos como esses são importantíssimos para o aprimoramento da democracia brasileira. Não adianta nós, como cidadãos, criticarmos a política, falarmos mal de político, se a gente mesmo não se envolve nos temas e nos debates dessas questões importantes. Mostrar para as crianças como funciona a Câmara é um projeto de cidadania", avalia Alexandre Rollo, advogado especialista em Direito Eleitoral.
Para ressaltar a importância das eleições e da escolha dos representantes, o especialista lembra o primeiro artigo da Constituição Brasileira, que diz que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente".
"Quando se fala de representantes eleitos, falamos de uma política representativa. E isso significa que o povo escolhe seus representantes para estarem no Congresso, na Assembleia Legislativa e nas câmaras. Então, esse é um começo para conscientizar os jovens da importância da política, porque não podemos ficar de braços cruzados reclamando, falando que 'político é tudo corrupto', precisamos trabalhar para mudar esse status no futuro", afirma Rollo.
Para quem deseja entender melhor como funciona a política, o advogado aconselha buscar informação em meios confiáveis, entender as alternativas políticas e votar com critério, conhecendo os candidatos para que seja feita a melhor escolha.
O projeto
Instituído por meio do Decreto-Legislativo nº 179/2011, o projeto 'Vereador Mirim Por um Dia' foi retomado em 2023 e teve a segunda edição realizada este ano. Onze escolas participaram da atividade, sendo seis da rede pública e cinco da rede privada.
No total, 13 estudantes foram eleitos e a Mesa Diretora foi formada apenas por meninas, sendo elas Beatrice Anselmo de Souza da Escola Estadual Ana Maria de Carvalho Pereira para a presidência; Nahyman Ramineli dos Santos, da mesma escola para a vice-presidência; Emilly Correia de Souza da Escola Estadual Esli Garcia Diniz para a 1ª Secretaria e Mirella Martins Preza do Colégio Athenas para a 2ª Secretaria.
Silvânia Soares do Santos é diretora escolar da E. E. Ana Maria de Carvalho Pereira, onde estudam a presidente e vice-presidente da Mesa. Ela vê o projeto como uma possibilidade real dos alunos vivenciarem a democracia e a maneira como funciona o sistema eleitoral.
"Na escola, as crianças e jovens têm a primeira oportunidade de fazer política participando do grêmio estudantil. Mas essa experiência que foi disponibilizada pela Câmara vai além, porque assim os estudantes podem se candidatar, fazer campanha, entendem as regras e depois conhecem o Legislativo mais a fundo", considera Silvânia.
Com o projeto, a diretora acredita ainda que os alunos conseguem enxergar e entender na prática o que aprendem na teoria das aulas de história. Eleita presidente da Mesa, Beatrice, de 14 anos, concorda. A estudante do 9º ano conta que depois do projeto conseguiu enxergar a política de outra maneira.
Beatrice Anselmo de Souza foi eleita para presidente da Mesa
Divulgação/Câmara de Arujá
"Minha família ficou chocada e eu já tenho parentes na política, que me elogiaram muito. Mas, enquanto eu só via política pela TV ou ouvindo as pessoas falarem, me parecia algo impossível. Agora eu entendi que posso sim e tenho vontade de seguir carreira na política, que é algo muito significativo", diz Beatrice.
Nahyman, de 14 anos, foi eleita vice-presidente da Mesa e acredita que participar do projeto foi uma maneira de sair da rotina e de aprender muitas coisas novas, além de conhecer pessoas que pensam diferente e vivem outra realidade.
Nahyman Ramineli dos Santos foi a vice-presidente
Divulgação/Câmara de Arujá
"Eu acho que essa experiência vai me ajudar muito futuramente, porque daqui alguns anos eu já vou poder votar e vou ter muito mais conhecimento para isso. Eu não pensava que seguiria no ramo da política, mas agora percebi que tenho facilidade para me comunicar com as pessoas e vejo isso como algo positivo para, futuramente, poder trabalhar com isso", afirma a estudante.
Além da eleição dos vereadores e da Mesa Diretora, os estudantes apresentaram ainda projetos na Câmara.
Eles defenderam a implementação de um programa de transporte escolar que atenda a todas as regiões do município; o incentivo à cultura no meio acadêmico; o apoio à capacitação de professores da rede de ensino para lidar com alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista); a criação de espaços para atividades escolares e o fomento a ações sociais voltadas ao público jovem, entre outras ideias.
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