Aumento de voos nacionais, que transportaram 8 milhões de passageiros em agosto, foi acompanhado por um crescimento no mercado internacional, com 2,1 milhões de viajantes. Em agosto de 2024, o setor aéreo brasileiro atingiu um recorde histórico, com o maior número de passageiros transportados para o mês desde o início dos registros, em 2000. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mais de 10,1 milhões de viajantes utilizaram o transporte aéreo, tanto em voos domésticos quanto internacionais, representando um aumento de 0,7% em relação a agosto de 2023.
Os oito primeiros meses do ano teve 77,1 milhões de pessoas transportadas, o que representa um crescimento de quase 4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O aumento de voos nacionais, que transportaram 8 milhões de passageiros em agosto, foi acompanhado por um crescimento no mercado internacional, com 2,1 milhões de viajantes.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu esses resultados a uma combinação de fatores: investimentos do governo, crescimento da economia e aumento da aviação regional.
Ele também destacou o crescimento contínuo nos últimos anos.
"Nós saímos de 98 milhões de passageiros em 2022 para 112 milhões em 2023, um aumento de 15%. O governo do presidente Lula tem direcionado esforços para expandir ainda mais o setor este ano, com o objetivo de aumentar rotas e incluir novos passageiros na aviação", completou o ministro.
Voos internacionais
O aumento no transporte de passageiros em voos internacionais impulsionou o mês de agosto.
Com um crescimento de cerca de 14% nas operações de embarque e desembarque, os aeroportos do Brasil receberam 2,1 milhões de turistas, o que representou o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica, em 2000.
Considerando os primeiros oito meses de 2024, a alta acumulada chega a 19%.
Veja rotas com maior movimentação de voos internacionais em agosto:
Santiago (Chile) - Guarulhos (SP): 147 mil
Guarulhos (SP) - Buenos Aires (Argentina): 98 mil
Guarulhos (SP) - Madrid (Espanha): 77 mil