Todo o estado de São Paulo, entretanto, está em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios. Decreto foi publicado na quarta-feira (25) no Boletim Oficial Municipal e é válido por 180 dias. iIncêndio Parque Itaberaba Santa Isabel
Cláudio Gunther/Reprodução
Santa Isabel decretou situação de emergência por causa de incêndios florestais ocorridos no município nas últimas semanas. O decreto foi publicado na quarta-feira (25) no Boletim Oficial Municipal e é válido por 180 dias.
Imagens captadas por drones na quarta registraram um incêndio no Parque Estadual Itaberaba, que abrange áreas de Santa Isabel, Arujá e outras cidades da região metropolitana de São Paulo.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo o decreto, "o período de seca contribui para a proliferação de incêndios florestais de grandes proporções, que se alastram rapidamente devido à baixa umidade do ar e à grande quantidade de material combustível disponível, causando a destruição da vegetação nativa, perda da biodiversidade, emissão de gases poluentes, dentre outros".
Parque Itaberaba Santa Isabel incêndio
Cláudio Gunther/Reprodução
A medida foi adotada, ainda de acordo com a Prefeitura de Santa Isabel, considerando relatório técnico da Defesa Civil do município que aponta estiagem, seca e a ocorrência de incêndios em áreas protegidas.
Segundo a Defesa Civil estadual, todos os municípios do estado está em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios. Ainda de acordo com o órgão, as cidades podem entrar em contato com a Defesa Civil do Estado e realizar a adesão, que será analisada tecnicamente e homologados pelo Governo de São Paulo.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê