Seis marcas são do Rio Grande do Sul; quatro de São Paulo e uma de Minas Gerais. Guia italiano Flos Olei costuma ser consultado por importadores na hora de escolher produtos para compra. Prosperato, no Rio Grande do Sul, e Fazenda do Azeite Sabiá, em São Paulo, foram os azeites brasileiros que receberam a maior pontuação dentre os produtos nacionais.
Divulgação
Onze azeites brasileiros entraram para a edição de 2025 do guia Flos Olei, que seleciona, há 14 anos, os melhores azeites de oliva do mundo.
Editada pelos jornalistas e críticos italianos Marco Oreggia e Laura Marinelli, a publicação costuma ser consultada por importadores para fazer escolhas de produtos em negociações comerciais.
Dos azeites brasileiros que entraram na lista, seis são do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e um de Minas Gerais. Veja lista abaixo.
As marcas que entram no ranking são selecionadas por uma equipe de provadores de azeite do Flos Olei, que dão notas para as marcas de acordo com o cheiro e o gosto do azeite.
Só conquista um lugar na lista o produto que recebe nota acima de 80 pontos.
Dentre os azeites brasileiros, os que receberam maior pontuação foram o da Fazenda do Azeite Sabiá, em São Paulo, e o da Prosperato, no Rio Grande do Sul. Os dois conquistaram 97 pontos.
Apenas a Itália, Espanha e Croácia tiveram azeites com nota 100.
Neste ano, os especialistas avaliaram azeites de 500 fazendas de 5 continentes, em 56 países.
Leia também:
Azeite de oliva extravirgem, virgem ou falso? Entenda como são os testes de autenticidade
Marcas de azeite proibidas pela Anvisa: saiba como não cair em golpe na hora de comprar o produto
Caroço da azeitona também tem azeite e oliveira só dá frutos quando passa frio