Ele foi eleito prefeito da cidade neste domingo (6), com 80,29% dos votos. Ishi participou de uma entrevista na TV Diário nesta quinta-feira (10) e falou sobre os planos do seu governo. Pedro Ishi, Prefeito eleito em Suzano conta suas expectativas para o mandato
A entrega da usina de lixo e da alça do Rodoanel estão entre as prioridades de Pedro Ishi (PL) em seu mandato na Prefeitura de Suzano. Ele foi eleito prefeito da cidade neste domingo (6), com 80,29% dos votos. Ishi participou de uma entrevista na TV Diário nesta quinta-feira (10) e falou sobre os planos do seu governo.
"É importante dizer que no meu governo eu quero entregar e tenho a possibilidade de entregar essa usina de lixo, que vai gerar crédito de carbono, vai gerar energia limpa. Isso é um desafio meu, eu venho da área ambiental e eu quero fazer esse grande trabalho."
????Leia a íntegra da entrevista:
Mirielly de Castro: Os eleitos aqui na região, hoje a gente entrevista o prefeito eleito em Suzano, Pedro Ishi, do PL. Ao fim da apuração, Ishi teve 80,29% dos votos válidos. Boa tarde, seja muito bem-vindo. Pedro, como o senhor avalia o resultado nas urnas logo na primeira candidatura?
Pedro Ishi: Olha, fiquei muito feliz pela votação expressiva. São mais de 80% dos votos válidos da cidade. Sinal que a cidade acreditou num grande trabalho durante esses oito anos do nosso prefeito Rodrigo e que a continuidade e o projeto de sequência prevaleceu na cidade de Suzano. Eu fiquei muito feliz com a população, fiquei muito feliz com as pessoas que absorveram esses projetos que a gente apresentou na rua, que a gente colocou na nossa pauta do dia. Então, fiquei muito feliz por essa votação.
Mirielly de Castro: E junto com o seu partido, o PL, tem outros nove que fizeram parte da sua coligação. A conta desse apoio pode chegar com a participação de cargos no seu governo? Como o senhor vai lidar com isso?
Pedro Ishi: Como é um governo de continuidade e sequência, Mirielly, nós já temos pessoas importantes que ao longo desses oito anos trabalharam muito pela cidade de Suzano. Então daqui a alguns dias a gente começa a falar sobre a composição do governo, sobre a estrutura do governo, e aí a gente vai sim discutir isso de forma ampla com a nossa executiva, com o prefeito Rodrigo, com as pessoas que participaram desse processo.
Mirielly de Castro: E na sua coligação além da direita, tem partidos, da direita que o seu próprio partido representa, tem partidos também mais central e mais para a esquerda. E aí, como será essa prática, a linha do seu governo?
Pedro Ishi: É a discussão. Eu acredito no diálogo. Então, nós vamos discutir isso, como eu falei, conversar com todos os presidentes, conversar com o nosso arco partidário e a gente vai fazer uma composição. Nosso governo foi uma composição de PL e PSD. O nosso vice é do PSD. Então, nós vamos estar fazendo um grande diálogo dentro do nosso governo para que a gente possa montar, sim, o melhor time para a cidade de Suzano.
Mirielly de Castro: E há quatro anos o senhor foi eleito vereador. Saiu do Legislativo para assumir uma secretaria no Executivo, secretaria de saúde. Houveram críticas pela falta de experiência, de especialidade em relação à área da saúde. Como vai ser a escolha do secretariado para a área da saúde agora no seu governo?
Pedro Ishi: Mirielly, nós entregamos importantes obras para a cidade. Fui secretário que entreguei a primeira UPA da cidade, fizemos a clínica da família, entregamos a clínica da mulher, são seis novas unidades básicas de saúde, entregamos um hospital para a cidade de Suzano e agora nós temos a construção do hospital regional, que vai ser o nosso federal, nós vamos entregar ainda a UPA de Palmeiras, então tem grandes obras vindo para a cidade de Suzano, o doutor Diego faz um grande trabalho na cidade de Suzano, então a gente vai também ampliar esse diálogo, conversar. E o nosso objetivo é ter a saúde como prioridade na cidade de Suzano, como foi nesses últimos quatro anos.
Mirielly de Castro: E qual o principal desafio para esse futuro governo?
Pedro Ishi: Olha, o desafio, claro, são vários, mas nós queremos entregar as obras, que são obras grandes, que o prefeito Rodrigo iniciou. Então, o grande desafio vai ser a alça do Rodoanel, a entrega do Hospital Federal e obras importantes também na segurança e na educação.
Mirielly de Castro: Bom, o senhor também vai depender da Câmara para governar, certo? E entre os dezenove vereadores eleitos, dezesseis são de partidos que fizeram parte da sua coligação. É uma força relevante para votar a favor das propostas do Executivo. Mas, por outro lado, esse cenário pode criar uma demanda significativa de projetos que vão chegar até o senhor. Como será a sua postura diante disso?
Pedro Ishi: Miguel, hoje eu estou na Câmara Municipal, fui eleito vereador e tenho uma tratativa muito próxima com cada vereador, principalmente os que foram reeleitos. Então, como eu disse aqui no começo do programa, o diálogo sempre vem em primeiro lugar. Então nós vamos conversar com todos os vereadores, nós temos pautas importantes do Legislativo, independente agora se é de esquerda ou de direita, nós temos uma cidade para poder cuidar, então nós vamos manter o diálogo com os vereadores. Para poder ter uma cidade melhor, ter uma qualidade de vida importante para a população dos anos, que foi o que ocorreu durante esses oito anos.
Mirielly de Castro: E entre tantos partidos aí na base de apoio, o senhor já tem algum nome para apoiar para a presidência da Câmara?
Pedro Ishi: Não, essa semana foi uma semana ainda turbulenta de agradecimento, de conversar com a população. Então a gente ainda não iniciou essa discussão ainda, que também é uma discussão que a Câmara também inicia junto com os vereadores que estão lá reeleitos e os novos eleitos. Então vamos aguardar ainda mais um pouquinho.
Mirielly de Castro: O fato do seu partido estar à frente de cinco das dez prefeituras brasileiras, da nossa região. Isso demonstra uma força política. Como usar essa força para trazer soluções para a cidade de Suzano?
Pedro Ishi: Primeiro, cumprimentar todos os amigos e prefeitos eleitos, que a partir do dia primeiro de janeiro a gente tem um importante desafio na região. A importância do PL aqui mostra um trabalho significativo que o PL fez na região. E a gente vai se fortalecer sim, para poder buscar investimentos junto do governo federal, junto do governo estadual, a gente mostrar a força da nossa região através do Condemat. Então a gente fica muito feliz em poder contar não só com os prefeitos do PL, mas também em contar com os prefeitos que vão fazer parte a partir do dia 1º de janeiro, que querem fazer um trabalho muito grande em prol da região do Alto Tietê.
Mirielly de Castro: Agora a gente sabe que o Suzano tem investido numa obra para a destinação do lixo, mas não passou da hora de criar uma solução conjunta com as prefeituras do Alto Tietê para encontrar uma solução para essa questão do lixo. Como o seu governo pretende contribuir nesse sentido?
Pedro Ishi: É importante dizer que no meu governo eu quero entregar e tenho a possibilidade de entregar essa usina de lixo, que vai gerar crédito de carbono, vai gerar energia limpa. Isso é um desafio meu, eu venho da área ambiental e eu quero fazer esse grande trabalho. E também mostrar através desse grande trabalho para o Condemat. Para a região, que é possível, sim, a gente ter aí crédito de carbono, a gente pode, sim, ter uma destinação correta dos lixos que a população e nós geramos. Então, eu vou insistir nesse trabalho junto ao Condemat e trazer para o conhecimento de cada prefeito sobre o nosso projeto que nós temos na cidade de Suzano.
Mirielly de Castro: E como está a implantação desse projeto em Suzano?
Pedro Ishi: Isso, nós já iniciamos esse projeto, fizemos a apresentação para a imprensa, já foi destinado o local onde vai ser feito e agora começam os próximos passos, que é a construção dessa usina. Nós temos um projeto, ele é faseado e nós queremos, na minha gestão, entregar a primeira parte desse projeto, que é a destinação correta desses resíduos sólidos.
Mirielly de Castro: A sua eleição, Pedro, representa um voto de confiança no trabalho realizado pelo atual prefeito Rodrigo Ashiuchi. Qual será a marca do governo, Pedro?
Pedro Ishi: É continuar entregando o legado das cidades do Zano em grandes obras da cidade. Então eu quero poder deixar a minha marca registrada, entregando obras importantes que a cidade sempre sonhou. Ser a continuidade e sequência de importantes projetos. E não deixar a cidade voltar para trás, como aconteceu em outras gestões, em que obras ficaram paralisadas por questões políticas.
Mirielly de Castro: E a partir de agora, ainda esse ano, vai ter agenda para descanso ou os trabalhos já começam rumo a 2025?
Pedro Ishi: Os trabalhos já começam, Mirielly. Então a gente já está se preparando para 2025. Já tive duas reuniões com o prefeito Rodrigo para falar de obras importantes que estão no nosso radar e que vai ter já no próximo ano entregas importantes para a cidade. Na área da educação, na área da saúde, na área da pavimentação, da segurança pública. Então é muito trabalho nesse final de ano para que a gente inicie o dia 1º de janeiro sem nenhum dia de serviço perdido.
Mirielly de Castro: Só para a gente encerrar então, o senhor pretende manter o secretariado ou haverá grandes mudanças a partir do ano que vem?
Pedro Ishi: Nosso governo é um governo de continuidade e sequência, foi isso que nós falamos na rua. Se a gente conseguir ter uma pessoa importante que venha agregar ao grupo, nós vamos estar à disposição para que essa pessoa possa servir a cidade de Suzano. Mas a princípio a gente está aqui pensando no projeto de obras que nós temos para entregar para o próximo ano.
Mirielly de Castro: Já tem alguns nomes confirmados ou ainda não?
Pedro Ishi: Não, ainda não, Mirielly. O objetivo agora, como a gente colocou, é planilhar todas essas obras que nós vamos ter a partir de janeiro para que a gente foque nesse período de entregas de obras.
Mirielly de Castro: Muito obrigada, Pedro Ishi, pela entrevista aqui no DT1 e sucesso.
Pedro Ishi: Eu que agradeço. Agradeço aqui a toda a população de Suzano aos mais de 124 mil votos que eu recebi. Dizer que agora, as eleições encerraram e a gente temos um desafio que é cuidar da cidade. Uma cidade inclusiva para todos. Obrigada você, Mirielly, obrigada TV Diário e a você que depositou esse voto de confiança sobre a campanha do Pedro Ishi.
Pedro Ishi foi eleito prefeito de Suzano
Arquivo pessoal
Assista a mais notícias