A scooter aventureira ADV também recebeu retoque, como motor de 160 cilindradas, sendo a última motocicleta da Honda a aposentar o antigo de 150cc. Nova Honda CG160 ganha freio ABS na dianteira e disco na traseira
Divulgação | Honda
A Honda resolveu se mexer depois que sua principal concorrente, a Yamaha, anunciou o lançamento de oito modelos nesta semana.
Nesta quinta-feira (10) foi apresentada a renovação da Honda CG 160, moto que já está no mercado há 48 anos e é líder de vendas desde então. Em 2024, já são mais de 330 mil unidades emplacadas até setembro.
Esta é a 10ª geração do modelo, e a família CG 160 conta com quatro versões. O principal aprimoramento no quesito segurança foi a inserção de freio a disco na roda traseira e ABS na roda dianteira para a versão topo de linha Titan.
Anteriormente, a CG vinha com freio a tambor de 130 mm na roda traseira e a dianteira não era equipada com tecnologia antibloqueio.
A CG também foi adequada às regras de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot M5), que entra em vigor em 1º de janeiro de 2025.
Veja abaixo mais detalhes.
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Linha 2025, de décima geração, continua com as mesmas versões: Cargo, Start, Fan e Titan
Divulgação | Honda
Novas motos, poucos detalhes
Os preços da nova CG ainda não foram divulgados porque a motocicleta não foi oficialmente lançada, e a fabricante não apresentou detalhes técnicos.
A primeira crítica já pode ser feita: somente a versão topo de linha Titan vem com as novas tecnologias de frenagem. As outras três versões (Cargo, Start e Fan), apesar do facelift, continuam com freios combinados, em que a dianteira carrega disco sem ABS e a traseira continua com freio a tambor.
No geral, todas as versões da CG 160 ganharam novo design para o tanque, novo painel digital e o que diferencia as versões de entrada Cargo e Start são os faróis com lâmpadas convencionais (praticamente iguais aos da geração anterior) e a carenagem mais simples no tanque.
Já a intermediária (Fan) e topo de linha (Titan) ficaram muito mais atraentes, pois receberam o mesmo farol de LED que equipa as novas NXR 160 Bros (que o g1 já testou), XRE 190 e XR 300L Tornado.
A CG 160 2025 passa a ofertar uma nova cor amarela em seu portfólio, mas a marca não revelou se ela estará disponível apenas na versão mais cara.
Os preços da CG 160 2025 serão revelados ainda em outubro, segundo a Honda. Confira os preços da 9ª geração da CG, que ainda está sendo ofertada no site oficial da marca (valores sem frete):
CG 160 Cargo: R$ 15.790
CG 160 Start: R$ 14.650
CG 160 Fan: R$ 16.070
CG 160 Titan: R$ 17.440
Honda ADV
Honda ADV aposenta motor de 150cc e adota o de 160cc
Divulgação | Honda
A scooter aventureira ADV recebeu motor de 160 cilindradas, sendo a última motocicleta da Honda a aposentar o antigo de 150cc.
Nessa segunda geração, a motoneta terá controle de tração, entrada USB-C (em vez da tomada de 12V da atual). A ADV também passou por pequenos ajustes no design.
Visualmente, o parabrisas está com o mesmo formato, mas ganhou uma entrada de ar. O formato da bolha do banco é ligeiramente diferente da primeira geração da scooter.
O ângulo do escapamento também mudou. A razão é simples: por ter um novo motor, é provável que as partes técnicas também tenham sido revisadas.
Outra mudança significativa está no paralama dianteiro, no escudo frontal e no apoio de pé.
Confira abaixo.
O preço da nova ADV 160 só será divulgado em dezembro. A primeira geração, ainda em linha, custa R$ 23.060.
No começo do ano, a montadora japonesa havia prometido o lançamento de 10 novas motos. Contando com as duas apresentadas nesta quinta-feira, já foram nove modelos novos:
Sahara 300
Pop 110i ES
Elite 125
XR 300L Tornado 300
Biz 125
NXR 160 Bros
XRE 190
CG 160
ADV 160
A última — mas não menos importante, por ser a scooter mais vendida do Brasil — deve ser a PCX 160, que deve receber um motor retrabalhado para diminuir o nível de emissões.
Comparativo de scooters: Shineray Urban encara a Honda ADV