Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 na rua Barão de Ladário, no centro de São Paulo, na manhã de hoje. Devido à fumaça no local, três pessoas precisaram de atendimento médico. O local estava com o laudo do Corpo de Bombeiros vencido desde agosto.
O incêndio foi controlado por volta das 12h55. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há mais possibilidade de se propagar para as edificações vizinhas. "Estamos combatendo os focos de incêndio no interior da edificação", afirmou o capitão Maykon Cristo, responsável pela operação.
Fogo começou por volta das 6h44 no segundo pavimento do edifício. Chamas destruíram cerca de 200 lojas, segundo estimativa da Defesa Civil. A rua foi isolada.
Imóvel está com o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros vencido desde agosto. A informação é do capitão Maykon Cristo. Segundo a Defesa Civil, o certificado de segurança do shopping foi emitido pela prefeitura em 2022 e é válido até 2027.
Três pessoas foram levadas para postos de saúde na região. Elas têm estado de saúde estável, informou a Prefeitura de São Paulo. Duas estão em observação no Hospital Tatuapé e uma recebeu alta após dar entrada na AMA Pari.
Teto do shopping desabou, mas prédio não corre risco colapsar totalmente. O caso é acompanhado pela Defesa Civil.
Moradores de um prédio ao lado do imóvel foram orientados a deixar suas casas. Comerciantes de imóveis vizinhos ao Shopping 25 estão retirando suas mercadorias do local. As chamas não atingiram os prédios ao lado do shopping.
Fumaça deixou a rua no escuro. A Barão de Ladário é um centro de comércio muito movimentado pela manhã no Brás.
Ao todo, 76 bombeiros estão no local com 24 viaturas. A Polícia Militar, Defesa Civil e o Samu também atendem a ocorrência.
Quatro caminhões pipa foram escoltados pela polícia até o ponto do incêndio. Eles chegaram ao local por volta das 10h. O Corpo de Bombeiros informou que "desconhece" a origem do veículo. Segundo o Governo do Estado, a Sabesp também foi acionada, "esteve no local e constatou que não houve desabastecimento de água para controle das chamas".
Eu desconheço o motivo desses carros pipa. Não sei nem por que eles estão vindo para cá. Estamos usando a rede de hidrante pública.
Capitão Marcos Maycon, do Corpo de Bombeiros, ao UOL
Ruas foram bloqueadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os bloqueios acontecem na Rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro; na Rua Júlio Ribeiro com a Rua Muller; na João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade e na avenida do Estado com a rua São Caetano. A companhia pede que motoristas evitem a região.
Mais de 10 linhas de ônibus tiveram itinerário alterado. Segundo a SPTrans, o bloqueio das vias atinge a rota das linhas 172U/10; 174M/10; 2105/10; 2123/10; 2161/10; 271F/10; 272N/10; 311C/10; 5144/10; 701A/10 e 119C/10.
"Equipes engajadas no combate", diz governador. Em nota, Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que chamas são combatidas de diferentes pontos da região.