ECONOMIA
Identidade visual traduz a essência das marcas, que evoluíram ao longo dos anos. O g1 selecionou algumas das mudanças que as principais montadoras fizeram. Nova marca da Jaguardivulgação/JaguarHá momentos no setor automotivo em que os veículos deixam de ser os protagonistas. Nesta semana, não se falou em outra coisa que não fosse o anúncio da mudança de identidade visual da Jaguar, que abandonou seu tradicional logotipo com o felino em busca de um estilo mais... minimalista. Mesmo nos setores mais tradicionalistas, as marcas estão em constante movimento de modernização. E não é fácil criar uma equação perfeita, em que seja possível mudar sem gerar ruído com seus fãs.O g1 selecionou algumas das principais mudanças que as montadoras fizeram em seus logotipos. Confira a lista abaixo. LEIA MAISFebre das custom: entenda como as motos estradeiras cresceram em vendas no país5 mil km? 10 mil km? Qual é o melhor momento para trocar o óleo do carro? Veja dicasJaguar muda seu logotipo tradicional, e fãs reagem mal nas redes sociaisChevroletA marca norte-americana nasceu em 1911 e seu primeiro logotipo não tinha a famosa "gravatinha dourada". Assim como fizeram as primeiras fabricantes de veículos, a Chevrolet tinha um logo com seu nome escrito por extenso.A gravatinha só foi adotada em 1914 e compõe a imagem da marca desde então.CitroënA marca francesa faz questão de mostrar a sua história em seus carros. Tanto que a montadora resgatou a primeira logomarca, utilizada em 1919, e passou a aplicar uma versão muito semelhante em seus modelos fabricados a partir de 2022.Segundo a montadora, a inspiração para o logo da Citroën vem de uma engrenagem popularmente conhecida como "espinha de peixe", uma das peças da transmissão.FiatA Fiat, com mais de 125 anos de história (sua fundação foi em 1899), é uma das montadoras que mais adequaram a sua logomarca às tendências de seu tempo. Nisso, a Fabbrica Italiana Automobili Torino é quase imbatível, basta ver a quantidade de logos produzidos ao longo dos anos.O primeiro símbolo tinha o formato de um pergaminho e descrevia exatamente o que, no futuro, significariam as letras F.I.A.T. Foi só na década de 1930 que a cor vermelha passou a fazer parte do logo, fazendo referência às primeiras vitórias da empresa no automobilismo.Na década de 1980, a Fiat resolveu utilizar apenas quatro barras, que correspondiam às quatro letras da sigla citada anteriormente. Hoje, a fabricante é identificada pelas quatro barras nas cores da bandeira da Itália.FordA primeira fabricante de automóveis em série tem o registro de sua fundação no primeiro logo. Com a descrição "Ford Motor Co. Detroit, Mich.", ficava evidente, à época, a origem da montadora norte-americana. Mas ele não era utilizado em seus carros.Foi só em 1906 que a fabricante passou a utilizar um logo "manuscrito". Em 1911 surgiu a versão oval, mas somente em 1927 que o oval ficou azul — e não saiu disso desde então.PeugeotA Peugeot foi fundada em 1910, mas foi somente com a diversificação do negócio em 1958 que surgiu o logo do leãoDivulgação | Peugeot"O leão carrega consigo o espírito do tempo, e sua maior tradição é inovar". Esse é o motivo pelo qual a Peugeot utiliza um leão na grade de seus carros desde 1858.Após mudanças em quase dois séculos de história, a Peugeot também regressou às raízes para estampar uma nova logotipia muito parecida com a de 1960 em seus carros atuais. (compare acima)VolkswagenUm dos mais polêmicos logotipos da história é o da marca alemã. Criada em 1937, durante o período de domínio nazista no país, a Volkswagen carrega em seu primeiro logo, que durou apenas dois anos, os traços da suástica do regime de Adolf Hitler.Mas a marca VW não mudou muito ao longo dos tempos. Sempre valorizando a cor azul e trazendo as iniciais "V" e "W", a montadora praticamente manteve a sua identidade nesses 87 anos.Royal Enfield Super Meteor 650: 3 pontos positivos e 3 negativos