Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

É preciso superar a péssima gestão Gustavo Costa na Educação.

Resultados do IDEB refletem a queda de qualidade na educação do Município de Guarulhos.


Caso somente a Secretaria de Educação de Guarulhos fosse analisada como uma cidade, estaria entre as 100 mais ricas do Brasil.

Todavia, infelizmente, os orçamentos anuais bilionários não foram revertidos em fatores que estimulem a qualidade da educação. Observa-se que por lei constitucional, nos termos do artigo 212 da Constituição Federal, os municípios devem aplicar, anualmente, no mínimo 25% da receita resultante de impostos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino.

Uma rápida conversa com professores e profissionais da educação permite observar que a politização de uma Secretaria técnica foi um dos principais problemas. Relatos informam que a Secretaria da educação foi utilizada pelo Prefeito Gustavo Costa como "moeda" para acordos com lideranças estaduais, nomeando caciques políticos em áreas estratégicas da educação.

Outra crítica relaciona-se a utilização das conveniada para educação infantil e os contratos de prestadores de serviços.

A enorme rede de ensino, perdeu em qualidade, refletido nos indicadores do IDEB que mede a qualidade de ensino no País. O Município tem qualidade abaixo da meta desde 2019 em curva descendente.

O especialista em educação *Dr. Devanildo Damião da Silva comenta;

"Já existe um arcabouço legal que permite aos municípios desenvolverem bons trabalhos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) informa quais as despesas que entram na manutenção e desenvolvimento do ensino, estão previstas no artigo 70; enquanto as despesas que não podem ser realizadas com a verba mínima constitucional, estão elencadas no artigo 71". Outro ponto importante é o trabalho em capacitação dos profissionais e oferta de material didático atualizado, não se faz educação de qualidade sem acesso aos professores capacitados e motivados com conteúdos adequados e estimulantes."

Atingir o indicador 6.0 no IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Guarulhos passou a ser um objetivo inatingível pela gestão anterior. Com as mudanças a partir do próximo ano, esperam-se resultados melhores e alcançar .

As notas do IDEB são resultantes de avaliações de Língua Portuguesa e Matemática ponderadas pela taxa de aprovação. Guarulhos precisa atingir 6.3, todavia, não consegue superar 5.8.

"Somente 37% dos estudantes da Rede Municipal no 5º ano do Fundamental I estão aptos a enfrentar os desafios do ensino no país e praticamente 50% não possuem o domínio da nossa Língua pátria, é necessário melhorar e recuperar a curva de aprendizagem, o Prefeito Lucas Sanches tem um enorme desafio pela frente", finaliza o Dr. Devanildo..




Dr. Devanildo Damião - Administrador, Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica, especialista em gestão de projetos, qualidade e Politicas Públicas, Conselheiro do INEP e Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do MEC.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!