Caso somente a Secretaria de Educação de Guarulhos fosse analisada como uma cidade, estaria entre as 100 mais ricas do Brasil.
Todavia, infelizmente, os orçamentos anuais bilionários não foram revertidos em fatores que estimulem a qualidade da educação. Observa-se que por lei constitucional, nos termos do artigo 212 da Constituição Federal, os municípios devem aplicar, anualmente, no mínimo 25% da receita resultante de impostos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino.
Uma rápida conversa com professores e profissionais da educação permite observar que a politização de uma Secretaria técnica foi um dos principais problemas. Relatos informam que a Secretaria da educação foi utilizada pelo Prefeito Gustavo Costa como "moeda" para acordos com lideranças estaduais, nomeando caciques políticos em áreas estratégicas da educação.
Outra crítica relaciona-se a utilização das conveniada para educação infantil e os contratos de prestadores de serviços.
A enorme rede de ensino, perdeu em qualidade, refletido nos indicadores do IDEB que mede a qualidade de ensino no País. O Município tem qualidade abaixo da meta desde 2019 em curva descendente.
O especialista em educação *Dr. Devanildo Damião da Silva comenta;
"Já existe um arcabouço legal que permite aos municípios desenvolverem bons trabalhos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) informa quais as despesas que entram na manutenção e desenvolvimento do ensino, estão previstas no artigo 70; enquanto as despesas que não podem ser realizadas com a verba mínima constitucional, estão elencadas no artigo 71". Outro ponto importante é o trabalho em capacitação dos profissionais e oferta de material didático atualizado, não se faz educação de qualidade sem acesso aos professores capacitados e motivados com conteúdos adequados e estimulantes."
Atingir o indicador 6.0 no IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Guarulhos passou a ser um objetivo inatingível pela gestão anterior. Com as mudanças a partir do próximo ano, esperam-se resultados melhores e alcançar .