Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mogi das Cruzes

Estudo aponta queda no consumo de feijão


Dono de restaurante de Mogi das Cruzes diminuiu quantidade da leguminosa ao perceber rejeição do consumidor. Confira como substituir o feijão em uma refeição

Um estudo aponta que o feijão está perdendo espaço na refeição. O feijão é um dos queridinhos dos brasileiros. “Eu não como sem feijão. Todos os dias tem”, afirma a dona de casa Nilzete Machado.

Até quem tem que maneirar no consumo do feijão não consegue largá-lo de vez. “Me faz um pouco de mal. Todo mundo na família come, menos eu. Só eu que não. Diariamente é feijão. A gente não fica sem ele”, diz a vendedora Alessandra Laurindo.

Mas toda essa fama vem sendo ameaçada por algumas mudanças de hábitos. É o que diz um estudo do programa de pós-graduação em saúde pública da faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Seguindo a tendência dos últimos anos, o feijão, que costuma aparecer pelo menos 5 dias da semana no prato do brasileiro em 2 anos deixará de ser consumido nesta frequência. E aos poucos vai sumir do prato dos brasileiros.

Mário Denicoli Neto é proprietário de um restaurante em Mogi das Cruzes e tem percebido que a clientela já não faz tanta questão do feijão. Há mais de 20 anos no ramo, ele foi pego de surpresa pela mudança. “Foi surpreendente porque a minha geração adora feijão. Eu não consigo comer sem feijão, até o arroz eu substituo por arroz. Mas o feijão tem que ter.”

Com a mudança dos clientes, a solução encontrada pelo comerciante foi fazer modificações na cozinha. Até algum tempo atrás, todos os dias eram cozidos 10 quilos de feijão, agora são seis. “Pessoal mais jovem não é fã de feijão não. Geralmente, nos aplicativos que a gente recebe pedido ou por telefone sempre tem alguém que fala tira o feijão. E aí é uma redução significativa no consumo de feijão.”

A nutricionista Renata Sartori explica que esse comportamento já vem acontecendo há algum tempo e com isso a alimentação do brasileiro está perdendo qualidade. “Hoje as pessoas têm o hábito de tirar o feijão da alimentação, porém não substitui esse feijão por outra leguminosa. Eles estão tirando o feijão, não só o alimento, estão tirando vitaminas, proteínas, estão tirando cálcio, ferro. Estão tirando qualidade nutricional deste alimento.”

Para quem não gosta de encarar o feijão todos os dias, existem algumas opções. “Para substituir o feijão existem outras leguminosas, a lentilha, a ervilha, o grão de bico, a soja são excelentes fontes dos minerais em quantidades parecidas no feijão e em qualidade nutricional.”

Assista a mais notícias

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!