Globall Security

Frustração entre alunos da rede municipal de Guarulhos que vão ficar sem Ovos de Páscoa esse Ano.

Por Redação: Nova TV Alto Tiete em 16/04/2025 às 13:13:20

Tribunal de Contas aponta irregularidades em contratos da gestão do ex-prefeito Guti e crianças ficarão sem ovos de Páscoa neste ano


Situação gerou frustração entre alunos da rede municipal de Guarulhos. Novas investigações sobre outros contratos também estão sendo discutidas na Câmara Municipal.


GUARULHOS – Um relatório recente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou irregularidades em contratos firmados durante a gestão do ex-prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti. Uma das consequências mais imediatas e simbólicas dessas irregularidades será sentida pelas crianças da rede pública municipal: neste ano, elas não receberão os tradicionais ovos de Páscoa distribuídos pela prefeitura.


De acordo com o levantamento do TCE-SP, falhas em processos licitatórios e indícios de má gestão de recursos públicos foram detectados em contratos celebrados durante o mandato do ex-prefeito Guti. Um dos contratos sob suspeita envolvia a compra de itens alimentícios sazonais, como os ovos de chocolate, que vinham sendo entregues aos alunos da rede municipal como parte das ações sociais de datas comemorativas.


A suspensão da distribuição dos ovos de Páscoa causou grande frustração entre pais, educadores e, principalmente, as crianças. Para muitas delas, esse era o único presente de Páscoa que poderiam receber.


"É triste. Meu filho ficou perguntando por que os coleguinhas dos outros anos ganharam ovo de Páscoa e ele não", contou Ana Lúcia Ribeiro, mãe de um aluno do 2º ano da rede municipal.''


O novo prefeito de Guarulhos Lucas Sanches (PL), encontrou muita dificuldade ao assumir a gestão da cidade. Além dos contratos que apresentaram irreguladades e impediu que as crianças da rede pública pudessem receber ovos de páscoa em 2025. Os contratos encerrados com os médicos, deixam um rombo na saúde públlca e duplicaram as filas de atendimento. Dividas deixadas para o munícipio, estão impedindo até a compra material básico para tapa buracos. Já que esses contratos também foram encerrados e agora estão sendo refeitos e licitados para colocar a " casa", em ordem.

Lucas Sanches | Prefeito | Hoje, tivemos uma grande reunião com todos os secretários para revisar o que já fizemos nesses dois primeiros meses e reforçar nossa meta... | Instagram


Além desse caso, a Câmara Municipal de Guarulhos já iniciou discussões sobre possíveis novas irregularidades em outros contratos da antiga administração. Parlamentares solicitaram a abertura de novas frentes de investigação para apurar o uso de recursos públicos em diferentes áreas da gestão passada.

"A suspeita é que esse caso dos ovos de Páscoa seja apenas a ponta do iceberg. Já identificamos contratos que também precisam ser revisados e estamos empenhados em garantir total transparência nesse processo", afirmou um dos vereadores que integra a comissão de fiscalização da Câmara.


Enquanto isso, o impacto direto recai sobre as crianças, que este ano enfrentarão uma Páscoa mais amarga – reflexo de uma herança administrativa que ainda começa a ser desvendada.

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass