Globall Security

'Foi uma cena triste': grupo de Mogi das Cruzes encontra onça-pintada morta no Pantanal

Amigos pescavam no Rio Cuiabá, na cidade de Barão de Melgaço, quando se depararam com o animal boiando.

Por Nova TV Alto Tiete em 10/06/2025 às 11:59:38

Foto: G1 - Globo.com

Amigos pescavam no Rio Cuiabá, na cidade de Barão de Melgaço, quando se depararam com o animal boiando. Grupo de Mogi das Cruzes encontra onça-pintada morta no Pantanal

???? Foi no Mato Grosso que um grupo de amigos de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, se deparou com uma das cenas mais impactantes da vida deles: uma onça-pintada morta foi encontrada enquanto eles pescavam no Rio Cuiabá, na cidade de Barão de Melgaço.

"Foi uma cena extremamente triste de você ver. Um animal tão lindo, a pele brilhando assim, sabe? Um negócio maravilhoso e morto. Então, foi uma cena bem triste", lamentou Miguel Eduardo de Faria, mogiano que estava na embarcação quando a onça foi encontrada.

De acordo com o relato de Faria, eles percorriam o rio, quando o 'piloteiro', que é o responsável pela condução do barco, avistou o animal.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

"O piloteiro, como é uma pessoa extremamente habilidosa, nascida na região, um superprofissional, viu que tinha algo errado no rio. Quando chegamos perto, ele viu que era uma onça, e a cabeça dela estava debaixo da água, só a barriga dela estava para fora", contou.

A onça foi encontrada no último 5 de junho, justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente. Às margens do rio, alunos de uma escola faziam um passeio ecológico. Os pescadores levaram o animal até os estudantes, até mesmo com a intenção de conscientizar sobre a importância da preservação.

Depois que a professora falou com os jovens sobre a morte do animal, ele foi devolvido para a água para que pudesse ser localizado pela patrulha da Polícia Militar que atua no rio.

A pescaria em locais distantes de Mogi das Cruzes é uma prática anual para Faria. Um primo dele, João 'Carroça', é pescador e é quem organiza as expedições todos os anos. Além do Pantanal, eles já estiveram na Floresta Amazônica e até mesmo na Argentina.

Essa, então, não foi a primeira vez que Faria viveu algo inusitado e também triste. Em uma pescaria no rio Suiá-Miçu, próximo à cidade de Querência, também no Mato Grosso, ele soube de uma pessoa que tinha se afogado. Depois de visitar uma aldeia indígena, encontrou - junto ao grupo que estava - o homem morto na beira do rio.

"É uma história bem emocionante, até hoje quando eu lembro me emociona, porque foi um episódio bem complicado. Nós levamos o corpo de volta e foi bem complicado resgatar esse morto", relatou.

Entenda o caso

A onça-pintada é uma espécie ameaçada de extinção e símbolo do Pantanal. Ao g1 Mato Grosso a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que fez a retirada do corpo do animal e que o encaminhou para perícia.

A suspeita é que o felino tenha sido morto por humanos após, supostamente, o animal ter atacado bezerros da região.

A Polícia Civil confirmou que a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) já está ciente das imagens e iniciou a investigação.

Segundo a organização ambiental WWF, a onça-pintada é classificada como espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo IBAMA. Entre as principais ameaças à sua sobrevivência estão a destruição do habitat e a caça predatória, frequentemente motivada por supostos prejuízos causados a animais domésticos.

LEIA TAMBÉM:

Onça-pintada é encontrada morta às margens de rio em MT no Dia Mundial do Meio Ambiente; vídeo

Onça-parda é flagrada próxima ao portal de Guararema

Assista a mais notícias do Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass