Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mogi das Cruzes

Moradores de Guararema reclamam da quantidade de animais abandonados pelas ruas da cidade

Segundo uma protetora animal, os animais que estão na rua não conseguem participar da campanha de castração.


Segundo uma protetora animal, os animais que estão na rua não conseguem participar da campanha de castração. A Prefeitura afirma que faz a castração em animais que vivem nas ruas, desde que um responsável faça o cadastro, leve o animal até o local e cuide do processo pós-cirúrgico. Animais abandonados nas ruas são motivo de reclamação dos moradores de Guararema

Os moradores de Guararema estão preocupados com a quantidade de animais abandonados pelas ruas da cidade.

A farmacêutica e protetora de animais Erika Cunha Leal explica que já existiam animais abandonados nas ruas, mas não como agora. "Os animais estão procriando insistentemente e os bichinhos nascem em uma situação precária. Com isso, eles se tornam ariscos e, até mesmo, incapturáveis", afirma.

A Prefeitura Municipal informou que faz a castração animais que vivem em meio urbano em estado livre ou sem tutor, desde que um responsável se disponha a realizar o cadastro, transporte do animal até o Centro de Manejo de Populações Animais e dos cuidados pós-cirúrgicos.

Além disso, informou que os protetores individuais e as Organizações Não Governamentais (ONGs) têm vagas mensais para suporte com castração para animais recolhidos.

A protetora animal conta que o projeto de castração gratuita na cidade existe, mas se torna inviável caso o animal não tenha um protetor que faça o transporte e se comprometa com o pós-cirúrgico.

Um exemplo é uma cadela que a farmacêutica encontrou no ano passado. Segundo ela, foi feito o cadastro para o projeto de castração gratuita, mas o procedimento não foi feito porque a cadela não tinha tutor.

"Eu fiz um abaixo-assinado, recolhi 440 assinaturas e encaminhamos para a Câmara no começo de abril. Um dos pedidos foi a ampliação do serviço de castração e uma verba que está liberada na Prefeitura pode ser usada para isso. Nós não podemos perder essa verba, é um valor que veio para ampliar a castração de animais que estão desamparados", explica.

O professor Angelo Ripari tem um sítio e resgata todos os animais que aparecem por lá. Cerca de 40 cães e gatos foram resgatados e encaminhados para a adoção.

"Pet não é brinquedo. Existem pessoas que quando ficam velhas ou doentes, resolvem abandonar o animal. Perto do meu sítio tem uma lixeira e, uma vez, nós encontramos oito filhotes que foram deixados lá. Isso é crime", diz.

Em nota, a Prefeitura de Guararema respondeu que está prevista uma verba que será repassada pelo Governo do Estado de São Paulo, destinada à castração de animais, mas os recursos ainda não foram liberados.

Informa ainda que a cidade se inscreveu e cumpriu todos os trâmites e diretrizes estabelecidos e aguarda um parecer da Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal, da Secretaria Estadual da Saúde.

Além disso, a Prefeitura de Guararema mantém a campanha de adoção responsável de animais "Bora Ser Feliz", que pode ser acessada em boraserfeliz.guararema.sp.gov.br, lá também é possível encontrar informações sobre castração.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!