A decisão do Presidente Lula de incentivar o uso do Aeroporto do Galeão, limitando os voos do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, foi encarado pelo Prefeito de Guarulhos Gustavo Costa, como prejudicial ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França assinou nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, a portaria que vai garantir a migração dos voos do Santos Dumont, na área central da cidade, para o Aeroporto Internacional do Galeão [Tom Jobim], na Ilha do Governador. A medida entrará em vigor a partir do dia 2 de janeiro de 2024.
O Prefeito de Guarulhos preferiu utilizar as redes sociais para contestar a decisão do Presidente, apresentando dados relativos a diminuição das atividades no aeroporto.
O Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, respondeu imediatamente, e acusou o Prefeito de Guarulhos de fazer sacanagem com o Rio de Janeiro.
Curiosamente, o Ministro responsável pela pasta, é o ex-governador de São Paulo Márcio França, antigo aliado do Prefeito Gustavo Costa, inclusive com indicações para compor o quadro de funcionários da Secretária de Educação de Guarulhos.
Outro fato curioso é que o atual Prefeito de Guarulhos teve episódios polêmicos com o Aeroporto da cidade, na tentativa de cobrar o IPTU do Aeroporto e também na Polêmica nº 8014 | 2022 que avocava poder de polícia em questões ambientais e cobrava taxas no embarque.