Evento conta com a apresentação de demonstração de técnica de defesa dos trabalhadores rurais no Japão e música. Atividades são gratuitas. Mercado Municipal de Mogi recebe programação especial em comemoração aos 165 anos de funcionamento
Warley Kenji/Prefeitura de Mogi das Cruzes
Os moradores de Mogi das Cruzes podem participar da comemoração dos 165 anos do Mercado Municipal nesta sexta-feira (1º). A programação conta com a apresentação demonstrativa de uma técnica de defesa dos trabalhadores rurais no Japão e apresentações musicais gratuitas.
As atividades especiais no Mercadão começam às 9h, com o Projeto Futsuro Para Todos que vai apresentar uma demonstração de Kobudo Para-Kobudo Okinawa — técnica de defesa dos trabalhadores rurais no Japão.
Já a partir das 9h30, o espaço será embalado por muita música com o pocket show do artista mogiano Ulisses Garcia e uma apresentação de um grupo da Sinfônica Mogi.
O Mercado Municipal fica na Rua Coronel Souza Franco, 440, Centro. Neste feriado o espaço vai funcionar das 7h até as 12h.
LEIA MAIS:
Confira o que abre e o que fecha no feriado de aniversário de Mogi das Cruzes
Interior do Mercadão em 1920 e corredores atuais do centro de compras
História
O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes, fundado em 1858 no Largo da Matriz, é uma parte fundamental da identidade e da história da cidade.
Segundo o livro "Memória Fotográfica de Mogi das Cruzes" de Isaac Grinberg, em 1892 o Mercadão se mudou para o local atual: a quadra formada pelas ruas Coronel Souza Franco, Flaviano de Mello, Rodrigues Alves e Mello Freire, mas ocupava apenas parte do terreno.
Segundo Grinberg, o local foi ampliado em 1912 e, em 1960, o Mercado Municipal foi demolido, para ser reconstruído, e foi reinaugurado no dia 1º de setembro de 1965.
Durante esse tempo, Isaac relata que os mercadistas foram obrigados a mudar-se, provisoriamente, para uma série de pequenos barracões construídos no Largo 1º de Setembro, atualmente Praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira.
A primeira imagem é da fachada do prédio do Mercado Municipal de Mogi das Cruzes em 1940 e a segunda o prédio atual do mercado
Nos corredores, muitas histórias se cruzam, dos lojistas aos visitantes, que encontram amigos no pastel, na pausa para o café e durante as compras. Segundo a Prefeitura, milhares de visitantes circulam pelo espaço a cada mês.
De turismo à gastronomia, um pouco de tudo pode ser encontrado nos 118 boxes: frutas e hortaliças produzidas na cidade que faz parte do cinturão verde do Estado, doces, castanhas, peixes, carnes, além de itens como tabaco, artigos de pesca e produtos domésticos.
O Mercado Municipal funciona de segunda-feira a sexta, das 7h às 17h, aos sábados, das 7h às 16h, e aos domingos das 7h às 12h.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê