No local, os moradores precisaram religar os poços artesianos porque estão há semanas sem o abastecimento de água. A Sabesp explicou que o problema nesses endereços acontece por causa de manutenções emergenciais realizadas nos últimos dias. Já a Prefeitura afirmou que a previsão é de que o abastecimento seja totalmente restabelecido ainda neste sábado (9). Falta de água ainda é um problema para os moradores de Guararema
A falta de água ainda é um problema constante na rotina de quem mora no bairro Parque Agrinco, em Guararema. No local, os moradores precisaram religar os poços artesianos porque estão há semanas sem o abastecimento de água.
O chacareiro João Francisco de Souza Neto afirma que gastou mais de R$ 250 com mangueiras e fios para ligar a bomba de energia que capta a água do poço da casa dele. "Estou há duas semanas sem lavar roupa porque minha máquina está ligada direto na água da rua. Nós não temos água. Uma vez liguei na Prefeitura e eles prometeram mandar um carro-pipa, mas até hoje esse carro não veio. Quando ligamos na Sabesp, ele dizem que água está normal para nós... Mas não está".
"De vez em quando eles desligavam o abastecimento de água por conta do acúmulo de pessoas em feriado, já que o pessoal costuma gastar muito. Só que, de duas semanas para cá, piorou. O abastecimento começou a ser interrompido à noite e, há uns três dias, começou a ficar sem água durante o dia também, ou seja, estamos sem água o dia inteiro", diz o motorista João Pedro Basseto da Silva.
Em nota, a Sabesp afirmou que o abastecimento na região estava em recuperação gradativa e explicou que o problema nesses endereços acontece por causa de manutenções emergenciais realizadas nos últimos dias, somadas ao aumento de consumo. Já a Prefeitura de Guararema explicou que, nos últimos dias, tem acompanhado e cobrando soluções e também enviando caminhão-pipa. Segundo a administração, a previsão apontada pela Sabesp é que ainda neste sábado (9) o abastecimento seja totalmente restabelecido.
Além da ligação de água que foi feita há cerca de dois anos, outra promessa para os moradores do bairro era a caixa d'água. A obra foi finalizada, mas a caixa - até o momento - não entrou em operação.
"Nunca ligaram essa caixa. Uma vez veio um pessoal da Sabesp para ligar, mas disseram que não dava porque não ainda não tinham ligado os canos que levam até a caixa. Realmente, não ligaram mesmo. Só colocaram a caixa, largaram aí e foram embora. Ninguém nunca veio falar 'olha, não vamos ligar por isso, isso e aquilo', ninguém falou nada, não deram satisfação de nada", reclama o chacareiro João Francisco de Souza Neto.
Segundo o morador, para que a caixa funcione é preciso uma ligação de energia que não existe nesse ponto do bairro. Além disso, no local não há nenhum indicativo sobre quem é o responsável pela obra: Sabesp, Prefeitura ou concessionária de energia.
"Um fica jogando para o outro, um fala que é porque não tem energia, o outro fala que é porque não ligou o cano. Realmente não tem energia mesmo aqui. O poste está a uns 100 metros de distância, mas já falaram que iam resolver e até hoje nada. Até mesmo a iluminação, nas outras ruas já trocaram todas as lâmpadas e a nossa nunca foi trocada. Toda vez, quando acaba a luz, acaba só na nossa rua e o problema parece que é só aqui".
O prefeito de Guararema José Luiz Eroles Freire postou um vídeo em sua rede social e afirmou estar indignado com a situação de falta de água nos bairros. "A Prefeitura tem mandado diariamente vários caminhões de água. Temos cobrado energicamente uma posição da Sabesp para resolver essa questão. É inadmissível que a população fique sem água. É certo que nesse fim de semana estão sendo iniciados os testes da nossa Estação de Tratamento de Água lá no Parateí, que vai captar água do Rio Parateí, tratar e encaminhar para toda a região norte", afirmou.
Em nota, a Sabesp pediu desculpas pelos transtornos e disse que quem precisar do órgão pode entrar em contato pelo site ou pelos telefones 0800 055 0195 ou (11) 3388-8000 (WhatsApp).
A Prefeitura de Guararema afirmou, em nota, que a obra da estação de tratamento e captação de água no bairro Parateí está em fase de testes, para que seja concluída e entregue à população.
Já a EDP diz que o fornecimento de energia no bairro está normal neste sábado (9) e também que o último registro de atendimento no local da reclamação aconteceu em dezembro do ano passado. Destaca ainda que busca a excelência no atendimento, investindo continuamente na modernização e manutenção da rede elétrica na área de concessão e nos canais de relacionamento com o consumidor, com ferramentas para facilitar a comunicação 24h por dia.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê