O Congresso Nacional foi iluminado, na noite desta quarta-feira (27), com projeção de imagens para celebrar o 50º aniversário do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Em 18 de setembro, o PNI completou cinco décadas de existência.
O programa teve sua origem na primeira campanha de vacinação em massa realizada no Brasil, sob a liderança de Oswaldo Cruz, o pioneiro da saúde pública no País. Seu objetivo era controlar a disseminação da varíola, e o sucesso dessa campanha demonstrou o potencial da vacinação em massa para erradicar doenças. O último caso de varíola no Brasil foi registrado em 1971.
O PNI também contribuiu para a erradicação de doenças como poliomielite (em 1989) e do sarampo (doença erradicada em 2016, mas que ressurgiu no País a partir de 2018).
Universalização
O PNI se consolidou como uma iniciativa governamental após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, garantindo a saúde e a inclusão social de todos os brasileiros, independentemente de sua origem, raça, gênero ou classe social.
Hoje, 50 anos após sua criação, o PNI é considerado uma das maiores conquistas da saúde pública no Brasil e é reconhecido mundialmente como referência em imunização.
Fonte: CÂMARA FEDERAL