Projeto prevê a cobrança de pedágio em dois pontos da rodovia Mogi-Dutra, por meio de free flow, e um deles na Mogi-Bertioga. Secretaria de Parcerias em Investimentos também disse que haverá alterações no projeto. Edital Lote Litoral Paulista prevê a instalação de pedágios nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga
Prefeitura de Mogi das Cruzes/Divulgação
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (18), que o edital de concessão do Lote Litoral Paulista, que inclui as rodovias Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra, deve ser publicado no início de novembro.
O projeto prevê a cobrança de pedágio em dois pontos da rodovia Mogi-Dutra, que liga as cidades de Mogi das Cruzes e Arujá, por meio de free flow, e um deles na Mogi-Bertioga.
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O Governo de São Paulo ainda disse que conversou com as prefeituras e que haverá alterações no projeto, apesar de não ter informado quais serão. No entanto, disse que o novo projeto deve ser divulgado em novembro. Os detalhes não foram informados.
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Relembre
Em agosto, o Governo Estadual retomou a posição de estudar a instalação da cobrança de pedágio nas rodovias Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra. Além disso, anunciou que a Mogi-Dutra pode contar com dois pedágios, o que já estava previsto no estudo, em Mogi das Cruzes, e outro no trecho de Arujá.
Em 2021, o ex-governador Rodrigo Garcia havia cancelado a concessão do lote Litoral, onde Mogi das Cruzes estava inserida. Já em janeiro deste ano, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) confirmou que as rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga estão incluídas nas análises e estudos do projeto de concessão do lote Litoral Paulista.
Em nota, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) informou que as rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 fazem parte do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) de rodovias estaduais no litoral paulista, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Os estudos estão em andamento. Em maio, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que as rodovias podem passar a recolher tarifa de motoristas no sistema 'free flow', também conhecido como pedágio de cobrança automática.
A SPI informou ainda que a Rota do Sol não foi incluída no projeto do Lote Litoral a pedido do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos). A pasta ainda disse que o projeto sofreu reformulação, tornando-o mais viável e com cobrança de tarifas mais justas aos usuários.
Segundo a SPI, o modelo anterior previa a concessão do serviço à iniciativa privada, agora ele passa a ser uma parceria público-privada (PPP), na qual o Governo de São Paulo irá custear R$ 5,3 bilhões em contraprestação ao longo dos 30 anos previstos. Os recursos deverão ser aportados na implementação de investimentos e operação dessas rodovias.
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