O dia 19.10.2023 marca o início de um importante processo na cidade de Guarulhos com o movimento contra a privatização da SABESP.
Com a liderança do Deputado Estadual Márcio Nakashima, lideranças expressivas do Município se reuniram no Centro Universitário FIG UNIMESP para analisar os argumentos relacionados a importante decisão.
FIG UNIMEP - 19.10.2023
Uma consideração relevante partiu do mandato do Vereador Leandro Dourado que destacou que a discussão da Concessão do SAAE para a SABESP possui pontos a serem esclarecidos, o que inviabiliza uma alienação da Sabesp para qualquer entidade privada e colocou o gabinete a disposição para discutir o tema.
A Agende (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos), destacou o risco da quebra da cadeia produtiva na cidade, já consolidada e que permite relação de confiança entre a SABESP e os empresários, além de atrapalhar o capital de relacionamento que já existe. Destacou também que a entidade foi desmobilizada na atual gestão municipal.
O Sintaema - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do estado de São Paulo. SR. JOSÉ ANTONIO FAGGIAN que representa os profissionais da SABESP) aprofundou informações sobre aspectos que afetam a mão de obra e processos de privatização que não deram resultados viáveis e obrigaram a reversão do processo.
O Sindicato dos Metalúrgicos observou que a cidade de Guarulhos passou por processos traumáticos de fechamento de empresas como a Proguaru que deixou 4.500 famílias sem renda e que o atual prefeito avançou sobre a terceirização em áreas como educação e saúde.
Representante do funcionários no Conselho de administração da Sabesp, o Economista Ronaldo Coppa fez provocações pontuais e importantes que levaram a reflexão sobre os reais interessados em privatizar a Sabesp. Destacou que a empresa é sustentável, tem gestão consolidada e planos que reforçam a universalização do atendimento.
O Conselheiro do Observatório Nacional à Água e ao Saneamento e vice-presidente da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Amauri Pollachi trouxe elementos importantes relacionados ao marco do saneamento e as discussões no plano federal, além de apresentar argumentos que superaram os argumentos utilizados pelo Governo para tentar a privatização dentre os quais a questão da tarifa, a qual seguramente vai aumentar.
O Deputado Estadual Márcio Nakashima ponderou que a privatização da SABESP precisa ter um olhar diferenciado na perspectiva do Município de Guarulhos, dado que na ocasião da Concessão do SAAE para a Sabesp solicitou informações sobre os valores da negociação e não obteve. Também, analisando a proposta da privatização e exposição dos motivos apresentada na ALESP não observou elementos que justifiquem a privatização.
O Deputado apresentou uma manifestação que pode ser acessada e assinada no QR code abaixo ou no link disponibilizado: