Augusto Melo vai liderar a transição do Corinthians para o futuro.
Empreendedores visionários tendem a ser contestados, dado que as ideias que propõem alteram o estado atual das coisas, impactando a zona de conforto daqueles que se beneficiam, por outro lado, aqueles que futuramente se beneficiarão ainda são incertos, sendo necessário um amplo processo de divulgação das ideias.
Assim, nunca é tarefa fácil impor ideias novas. Esse dilema dos inovadores, também é presente na política dos clubes, sobretudo, quando envolve dinheiro e poder.
Neste ambiente, o candidato Augusto Melo, tem alcançado sucesso e trilhado uma trajetória que o coloca como favorito para as eleições do Corinthians no dia 25 de novembro de 2023. Para quem frequenta as alamedas do Parque São Jorge, o favoritismo é grande, e no ambiente externo aos votantes patrimoniais, a vantagem é esmagadora.
Este cenário foi moldado com muito esforço, Augusto Melo vivencia a realidade do clube 24 horas por dia, sendo apaixonado e não se furtou a buscar referências nas melhores experiencias mundiais (processo conhecido na ciência da administração, como benchmarking), para propor ações que caso implementadas, mudarão o patamar do Corinthians no esporte das Américas.
Cabe destacar que na recente viagem a Europa, ficou impressionado com o tratamento do futebol feminino no PSG, observando possibilidades de melhorar o projeto do Corinthians, gostou muito da maneira como o Barcelona trata os esportes amadores com excelentes equipes de Basquetebol e futsal, além da excelência na formação de atletas e ficou fascinado no conceito de time mundial, do Bayer de Munique, com tratamento diferenciado aos sócios, independente da distância.
Além disso, o empresário Augusto Melo possui ideias arrojadas como a criação de um Centro de inovação tecnológica no Corinthians, tornando o Corinthians como ponto central neste ecossistema, com potencial para parcerias e trazer receitas novas.
O esporte pode nuclear iniciativas inovativas, existe demanda para novos produtos em diversos espaços, por exemplo, as empresas de materiais esportivos podem utilizar os conceitos de vestimentas inteligentes em atletas de alto rendimento que o Corinthians possui, o socio torcedor pode ter um sistema bancário interligado ao clube.
Outro ponto que vou dar ênfase é tornar o Corinthians uma marca de renome no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, todos que utilizarem a marca Corinthians precisam deixar uma parte com com o Clube.
O nosso especialista em inovação tecnológica do Alto Tietê professor Dr. Devanildo Damião comenta:
"É nítido que existe uma disparidade entre as visões dos dois candidatos, atrevo-me a dizer um confronto entre passado e futuro, as ideias da situação são estacionárias e superadas representadas pelo André Oliveira, no outro extremo a visão de futuro do Augusto Melo.
O Sr. André não apresenta propostas e tem dificuldades em dominar conceitos básicos de finanças e contabilidade como receitas, despesas, lucro e rentabilidade.
Do outro lado, o Augusto Melo tem visão empreendedora, com visão de liderança e formação de equipes de profissionais de alto rendimento.
O Corinthians pode se tornar um ecossistema de inovação pelo potencial de pessoas que são apaixonados pela marca, pela capacidade de geração de receitas e negócios novos. O Augusto Melo é diferenciado neste aspecto".