O Campeonato Paulista de vôlei masculino de 2023 tem dono. É do Guarulhos. O time amarelo e preto comandado pelo técnico Nery Tambeiro garantiu a taça ao vencer o Suzano por 3 sets a 2, com parciais de 33/35, 25/22, 25/23, 25/16 e 15/12 na noite desta segunda-feira (23), e fechar a série melhor de três da decisão do estadual por 2 a 1, em jogo disputado no ginásio da Ponte Grande, na Grande São Paulo.
Foi o primeiro título estadual do Guarulhos, cujo o projeto teve início há quatro anos, em 2019, e anteriormente havia conquistado apenas um vice-campeonato paulista em 2021.
Já Suzano, que é o maior campeão do Paulista, com dez títulos, e voltou a disputar uma final depois de 15 anos, ficou com o vice-campeonato pela quarta vez. Vale lembrar que, assim como rival, os suzanenses têm um projeto recente, retomado em 2021, que ficou 13 anos licenciado das quadras.
As equipes voltarão a se reencontrar no dia 11 de novembro, quando fazem a abertura da temporada 2023/24 da Superliga, às 21h, na Arena Suzano.
O início de partida foi de Suzano. Bem postado no bloqueio e beneficiado por erros de ataque do Guarulhos, a equipe abriu a primeira vantagem (6 a 1). Suzano seguiu ditando o ritmo explorando as pontas com Sabino e Yago Dutra (12 a 7). Após um longo rally, que terminou no ponto de Celestino, os donos da casa encostaram no placar (12 a 9).
Reação rápida. Explorando o bloqueio do rival, Suzano voltou a ter vantagem segura no marcador (17 a 10). Empurrado pela sua torcida, Guarulhos buscou forças no final do set e, após sequência de três pontos, empatou (23 a 23). O time da casa chegou a virar no erro de Yago Dutra (26 a 25). A partir daí o duelo passou a ser disputado ponto a ponto, o que prolongou a duração do set. Suzano conseguiu recuperar a vantagem depois de um ace de Judson e fechou a parcial no ataque na paralela de Yago Dutra por 35 a 33.
O equilíbrio do final do set anterior continuou no começo do segundo. Trocando pontos, as equipes foram se alternando na liderança do placar (6 a 6). A passagem de Gabriel Bieler no saque deixou Suzano em vantagem. Com um ponto, um contra-ataque que terminou no bloqueio de Riad, além de um erro do rival, a equipe colocou uma ligeira diferença (9 a 6). Guarulhos reagiu. Comando pelo trio Babu, eficiente no ataque, Franco e Bertolini, ambos no bloqueio, o time virou o placar (18 a 16). O time visitante conseguiu sustentar a diferença até o final do set e garantiu o triunfo na parcial em nova virada de bola de Yago Dutra, que fez 25 a 22.
O prejuízo no placar agregado não deu muitas opções para Guarulhos, que, mesmo assim, foi melhor no início do terceiro set e também contou com os erros do rival (6 a 3). Explorando a bolas de meio com os centrais, os Flechas, apelido da equipe da casa, se mantiveram à frente (11 a 8). Saque e bloqueio, dois fundamentos que fizeram a diferença para Suzano na série, foram o ponto chave para a virada da equipe (13 a 12). Nessa sintonia, os suzanenses controlaram o ritmo do jogo e chegaram a ter três de frente (21 a 18). Apesar disso, Guarulhos não jogou a toalha. Forçando os ataques, a equipe segurou o sideout do adversário e passou à frente (22 a 21). A virada inflamou a torcida, que ficou em êxtase no ataque de Renato Pato, que achou um espaço no bloqueio duplo do Suzano para fazer 25 a 23 e manter Guarulhos vivo na partida.
No quarto set, o bloqueio continuou sendo protagonista. As duas equipes exploraram o fundamento e foram pontuando (7 a 7). Equilíbrio que ficou evidente num rally de mais de 30 segundos, que terminou no ponto de Willian, do Guarulhos (9 a 9). O saque também passou a favor na conta dos Flechas. Primeiro no erro de Riad, que parou na rede, e depois com Franco, que colocou duas três seguidas no chão e a vantagem dos donos da casa em cinco (15 a 10). Suzano sentiu o bom momento do adversário e passou a errar mais. Guarulhos seguiu embalando e ampliou a vantagem para sete pontos (21 a 13). Sem resistência, Guarulhos contou com um erro de ataque do rival para fechar a parcial em 25 a 16, forçando o tie-break.
funcionar nas parciais anteriores, voltaram a entrar e Suzano abriu três de vantagem (6 a 3). Um ponto conquistado através do desafio, após invasão de Sabino, foi o combustível do Guarulhos, que buscou o empate (6 a 6). Num bloqueio, Babu colocou os donos da casa com três pontos frente (13 a 11). E foi o bloqueio que deu o título ao Guarulhos. Willian parou Sabino no simples e garantiu o 15 a 12 e virada por 3 a 2.
Fonte: Ge