O Congresso Nacional recebeu, na noite desta terça-feira (24), projeção mapeada de frases e imagens em celebração do Dia Mundial de Combate à Poliomielite. O objetivo da ação é alertar para a importância da vacinação a fim de prevenir contra o vírus causador da paralisia infantil.
A poliomielite, ou simplesmente polio, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.
A doença permanece endêmica em apenas dois países do mundo: Afeganistão e Paquistão. No Brasil, o vírus não circula desde 1990. Entretanto, a cobertura vacinal da poliomielite no País vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016.
Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual do Ministério da Saúde.
Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (gotinha)
Fonte: CÂMARA FEDERAL