Pontos da cidade ficaram sem energia elétrica, inclusive, o Sesc, que suspendeu toda a programação desta sexta-feira (3). A CPTM também teve problemas, aumentando o intervalo entre um trem e outro. Trecho da Via Perimetral, em Mogi das Cruzes, foi interditada após árvore cair
Edison Ferreira/TV Diário
Mogi das Cruzes registrou diversas ocorrências, principalmente de quedas de árvores, após a forte e rápida chuva que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira (3). Uma dessas árvores caiu na Via Perimetral e interditou trecho da pista sentido no César de Sousa.
A Prefeitura informou que os atendimentos estão sendo feitos em escalas de prioridade, que a ocorrência na Perimetral já estava registrada e a manutenção seria realizada. No mesmo ponto da via, uma árvore atingiu também um carro que estava estacionado em um posto de combustível.
Carro foi atingido por árvore durante chuva em Mogi das Cruzes
Edison Ferreira/TV Diário
De acordo com a Defesa Civil – que atua junto a diferentes secretarias – nenhuma ocorrência grave tinha sido registrada até o início da noite. O órgão não foi acionado para nenhum caso de alagamento, desmoronamento ou de pessoas desabrigadas/desalojadas.
Ainda relatou que a maior quantidade de chuva foi registrada no distrito de Sabaúna, que registrou cerca de 15mm de precipitação durante a tarde.
A população pode acionar a Defesa Civil de Mogi das Cruzes pelo telefone 199.
CPTM
Houve também problema na circulação dos trens. A chuva gerou falhas na sinalização de três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), aumentando o intervalo entre um trem e outro.
No Alto Tietê, na Linha 11-Coral, a falha de sinalização ocorre entre as estações Guaianases e Estudantes. Na Linha 12-Safira, entre as estações Brás e Calmon Viana. Segundo a Companhia, as equipes de manutenção já estão trabalhando para normalizar a circulação nesses trechos.
Sesc
A chuva também foi a responsável pelo cancelamento de toda a programação desta sexta-feira no Sesc de Mogi das Cruzes. O local está sem energia elétrica.
Energia
A EDP, concessionária de energia em Mogi das Cruzes, disse que está com equipes reforçadas e dedicadas no atendimento das ocorrências provocadas pelas chuvas. Até o início da noite, foram 135 ocorrências relacionadas ao temporal já tinham sido registradas na cidade, o que elevou o nível de criticidade nos atendimentos comparado a um dia normal de atuação.
Entre os bairros mais afetados estão Vila Nova Aparecida, Vila Mogilar, César de Sousa, Socorro e Jardim São Pedro.
Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP disse que atua com priorização no atendimento, primeiramente a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.
No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada pelo telefone 0800 721 0123.
Assista a mais notícias do Alto Tietê