Após promessa do prefeito de Itaquaquecetuba, GCM localizou responsável por pichação em espaço que ainda não foi inaugurado. Homem que assumiu autoria se retratou e pintou novamente o local. Prefeito de Itaquaquecetuba promete churrasco para identificar autor de pichação em prédio
O prefeito Eduardo Boigues (PP), de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, fez uma promessa diferente nas redes sociais para identificar o autor de uma pichação em um prédio público da cidade. Em vídeo publicado no Instagram pessoal na última segunda-feira (27), Boigues disse que pagaria um churrasco a quem ajudasse a localizar o responsável pelo picho no muro do novo ecoponto do bairro Morro Branco. No dia seguinte, um homem foi identificado e assuiu a autoria (assista o vídeo acima).
Segundo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, a Guarda Civil Municipal localizou o responsável pela pichação após o apoio de moradores, que denunciaram.
Prefeito Eduardo Boigues churrasco pichação
Redes sociais/Reprodução
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Na terça-feira (28), em novo vídeo publicado pelo prefeito, Bryan, o homem identificado como autor, explicou, ao lado do secretário de Segurança Pública do município, Anderson Caldeira, que um grupo de pessoas teria feito a pichação no dia anterior.
Autor pichação Itaquaquecetuba
Redes sociais/Reprodução
Em seguida, em um terceiro vídeo, ainda na terça, Bryan aparece cobrindo a pichação e pintando novamente o equipamento público. Boigues contou que a Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba está aberta a receber propostas de graffiti e que o ecoponto será inaugurado em dezembro .
"Agora minha obrigação é de pagar o churrasco", finalizou o prefeito.
Pichação coberta Itaquaquecetuba
Redes sociais/Reprodução
A administração do município informou que o caso foi resolvido por mediação de conflito, ou seja, com diálogo, e que a GCM mantém o trabalho de polícia de proximidade em toda a cidade, que consiste na aplicação diária de diálogo e apoio aos moradores, o que proporciona maior entrosamento e confiança.
De acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98, pichação é considerada crime ambiental, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê