O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) venceu hoje o bolsonarista Rogério Marinho e foi reeleito presidente do Senado já no primeiro turno. Pacheco, atual presidente, teve 49 votos; Rogério Marinho, principal concorrente, conseguiu 32 votos.
Votação? Ela foi feita em cédula. A cédula contém os nomes dos candidatos por ordem alfabética.
Cada parlamentar precisou assinalar um "x" no nome escolhido. Quem disputou a presidência do Senado? Rodrigo Pacheco (PSD-MG): Ele foi o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021, quando foi eleito.
Atualmente, porém, tem demonstrado mais proximidade com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Rogério Marinho (PL-RN): entre 2020 e 2022, foi ministro do Desenvolvimento Regional no governo Bolsonaro. Antes disso, foi secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Contou com o apoio da ala bolsonarista do Congresso. Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu de candidatura. Em discurso direto da tribuna, o parlamentar então declarou o seu em discurso direto da tribuna, o parlamentar então declarou o seu apoio a Marinho.
Fonte: Redação Nova TV Alto Tietê / Uol