Para comemorar as importantes mudanças para melhoraria e ampliação da prestação do serviço do Expresso Turístico da CPTM, no dia 2 de novembro, a companhia preparou uma viagem especial para 300 pessoas, entre colaboradores e convidados. A ocasião destacou a contratação de empresa para a venda de ingressos online e a ampliação da frota, que antigamente contava com apenas dois carros.
Desde 2009 que o Expresso Turístico oferece três roteiros de viagens, sendo eles: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas a partir da Estação da Luz. No decorrer desses 13 anos de operação, o Expresso Turístico vem integrando pontos turísticos ao longo da malha férrea com o intuito de promover e valorizar a história da ferrovia. Do início da operação até setembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 100 mil passageiros.
Durante o evento foi destacado que, a partir de novembro, começam as vendas e emissão dos ingressos online (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da Sympla. Com tal facilitação, a CPTM pretende fomentar ainda mais as viagens turísticas. "Antigamente para as pessoas adquirirem suas passagens, tinham que ir presencialmente no guichê da Estação Luz, o que dificultava na logística para alguns. Com esta modernização na compra dos ingressos, os turistas conseguirão reservar seus tickets com antecedência e assim programarem melhor sua viagem.", ressalta Luiz Libério, chefe de Departamento de Novos Negócios da CPTM.
Para incrementar ainda mais os serviços prestados pelo Expresso Turístico, foi apresentado também o novo carro da frota. O veículo incorporado foi totalmente reformado, sendo realizada a reforma das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual do carro.
Também foi apresentado o veículo "Litorina", que vai completar a frota turística da empresa. O veículo possui um design mais moderno, têm 44 lugares/assentos e conta com ar-condicionado e uma área exclusiva para reuniões. O espaço é denominado como a "classe luxo" da linha. Além disso, o carro também tem a possibilidade de prestar um serviço de bordo, visto que dispõe de uma pequena cozinha nos fundos do veículo. Aos passageiros que optarem por este serviço, a companhia reforça que o valor dos tickets será diferente dos demais, visto as funções prestadas.
Como parte do plano de ampliação dos serviços, a CPTM destaca a possível inauguração do vagão restaurante em 2023. O veículo irá proporcionar aos turistas uma viagem ainda mais agradável. "A nossa proposta é oferecer aos passageiros experiências únicas e é por isso que criamos uma unidade de negócios dedicada ao Expresso Turístico", explica Natalia Melo, Gerente de Novos Negócios da CPTM. "A visão comercial trará atividades diferenciadas nas viagens, aliando ao serviço várias oportunidades para empresas e marcas. Nossa equipe viajou para alguns lugares no Brasil para conhecer benchmarks e captar novos vagões e estamos animados para fazer, ainda mais, parte da programação cultural e turística das cidades", completa.
Expresso Turístico
Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história durante o trajeto.
Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas é às 16h30. No total, são 174 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).
Fonte: Click Guarulhos