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Número é resultado da comparação de janeiro de 2022 com o mesmo período de 2023 na Rodovia Ayrton Senna. Número de pessoas que passam pelos pedágios sem pagar sobe no Alto TietêO número de pessoas que passam pelos pedágios sem pagar subiu quase 50% no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, no trecho do Alto Tietê. O comparativo é de janeiro de 2023 com o mesmo período de 2022. O preço médio da taxa na região é de R$ 4. Um valor que pode ser considerado baixo, principalmente, se forem levados em consideração os riscos que motoristas e funcionários correm por causa dessa prática.“Mais de 80% dos evasores são veículos de passeio, são veículos leves. A grande concentração acaba realmente passando na pistas automáticas e ela acontece, por incrível que pareça, na parte diurna. Ou seja, na manhã ou na parte da tarde. Não acontece no período da noite. Cerca de 65% das evasões se concentram nesse período do dia“, explica Gustavo D'Ávila, coordenador de sistemas rodoviários da Ecopista, concessionária responsável pela via.“A concessionária, ela faz a identificação dos veículos que estão trafegando nas pistas e a identificação dessas evasões através das câmeras posicionadas em todas as pistas automáticas. Essas imagens são criptografadas e encaminhadas diariamente para o DER que faz a autuação e encaminha para o infratores. O papel da concessionária é fazer essa identiticação e encaminhar as imagens ao DER que faz o encaminhamento da multa e a cobrança posterior.”De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a multa por evasão de pedágio é grave. O motorista recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da multa de R$ 195,23. “Se a placa estiver encoberta, isso é uma infração. Se a placa for encoberta propositalmente ela é mais grave. E se a placa for adulterada pode incorrer em crime”, aponta o tenente da Polícia Rodoviária Estadual André Belarmino.Ele alerta ainda que o condutor não leva vantagem alguma com a evasão de pedágio. “Ele está tendo uma desvantagem só pelo risco que ele está colocando a própria segurança e os riscos que ele está colocando de outras pessoas. Também a gente não falou dos colaboradores da concessionária que precisam transitar periodicamente, principalmente, nas cabines de cobrança automática pode ocorrer um atropelamento porque um motorista vai avançar rapidamente para passar a cancela ou até mesmo quebrar a cancela que isso ocorre.” Outras rodoviasA SPMar, que cuida do Rodoanel, registrou entre 1º e 27 de janeiro 143 evasões de veículos sem TAG (dispositvo de pagamento automático) e registrou também 882 com TAG bloqueado.Geralmente a TAG é bloqueada quando o motorista passa por uma praça de pedágio, estacionamento ou coisa do tipo e não tem saldo em conta.A CCR, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, informou que na praça de Arujá, na altura do km 204, de março a dezembro de 2022: 99.871 evasões. Só em dezembro foram 11.092.AcidentesSó no ano passado, 725 acidentes de trânsito foram registrados nas praças de pedágio em rodovias estaduais, que estão em concessão. A informação é da Artesp que não detalha as ocorrências foram em praças de cobrança manual ou automática.Confira algumas dicas da Artesp de como evitar a multa por evasãoas pistas automáticas são exclusivas para veículos com tag. Para o perfeito funcionamento, o dispositivo deve estar instalado no local correto, no para-brisa, próximo ao espelho retrovisor;verifique se há saldo junto à operadora que administra o tag antes de pegar a rodovia;não trafegue muito próximo ao veículo da frente e lembre-se que a velocidade na área da praça de pedágio é de no máximo 40km/h, tanto na entrada do 'garrafão' (eixo da praça) quanto na saída;só passe pela cancela se o semáforo estiver verde. Em caso de problemas na leitura do tag, siga as orientações dos agentes da pista; verifique sempre se a placa do seu veículo está legível.Assista a mais notícias