Pessoas de todas as idades que estão fora da escola e desejam estudar este ano podem procurar uma unidade escolar para se cadastrar. Para se matricular no ano letivo de 2024, os interessados devem procurar unidades escolares do estado
Fernanda Lourenço/g1
As matrículas para a rede pública de educação estão aberta nas escolas do Alto Tietê. Elas são voltadas para pessoas de todas as idades que estão fora da escola e desejam voltar a estudar em 2024. Para isso, basta procurar uma unidade escolar na cidade desejada.
É possível ainda fazer a inscrição nas escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em um dos 39 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs). Estudantes já matriculados e interessados em pedir transferência entre unidades têm até esta segunda-feira (8) para solicitar a mudança.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência. As matrículas seguem neste mês para alunos de todas as idades e que estão fora da rede estadual.
Interessados nas aulas da EJA ou CEEJA dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio podem apresentar documento de próprio punho informando o endereço e comprovante de escolaridade, em caso de ausência do histórico escolar.
Diferença entre EJA e CEEJA
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio da EJA ou CEEJA em 2024.
Na EJA, é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. São aulas presenciais em escolas regulares e os alunos precisam ter 15 anos para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e 18 anos para o Médio, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira.
Já nos CEEJAs, o diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula. Nos Centros, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos.
O estudante não é obrigado a frequentar o CEEJA todos os dias e em horários determinados, mas pode frequentar a unidade sempre que sentir necessidade para tirar dúvidas com os professores.
Atualmente, há 39 CEEJAs no estado. No Alto Tietê, existem duas unidades, sendo uma em Mogi das Cruzes e a outra em Poá.
Assista a mais notícias do Alto Tietê