Agentes Comunitários percorrem bairros de Ferraz para atualizar a situação da saúde na cidade
.
Foto: Reprodução internet
Recadastramento da população está sendo feito para que, posteriormente, possam ser encaminhadas aos moradores orientações e campanhas educativas. Agentes Comunitários de Saúde visitação os bairros de Ferraz de Vasconcelos para o recadastramento
Jamile Matos/Prefeitura de Ferraz
Com o objetivo de mapear a situação da saúde dos moradores de Ferraz de Vasconcelos, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão realizando o recadastramento da população dos bairros da cidade. Com o levantamento em mãos, a ideia é encaminhar orientações e campanhas educativas.
O trabalho casa a casa foi iniciado este mês. A orientação da Prefeitura para os moradores é para que eles, caso recebam a visita do agente, atendam o profissional, já que a ideia é levantar informações importantes para melhorar a saúde pública dos moradores. Os agentes estarão devidamente identificados de colete e crachás.
Recentemente, a Prefeitura contratou 260 Agentes Comunitários de Saúde, por meio de um processo seletivo, para dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município buscando reforçar o programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Uma das atribuições dos agentes é acompanhar de perto a saúde da população identificando problemas e mapeando a comunidade.
Os novos profissionais têm um importante papel na prevenção da saúde. São eles que levam orientações, realizam trabalhos de divulgação de campanhas educativas e têm um olhar diferenciado para orientar e ajudar a comunidade.
Eles também levam informações necessárias para a população, como o serviço de agendamento on-line implantado no ano passado. Por meio do site da Prefeitura é possível marcar consultas. Por enquanto, o agendamento on-line está disponível apenas para alguns grupos, como pessoas acima dos 50 anos, crianças com menos de um ano, grávidas e Pessoas Com Deficiência, além do agendamento de exames de Papanicolau para mulheres acima dos 18 anos.
Assista a mais notícias do Alto Tietê
Fonte: G1