Vagas estão distribuídas em sete cursos oferecidos nos campus de Itaquaquecetuba e Suzano. Inscrições podem ser feitas de 22 a 25 de janeiro por candidatos que participaram da edição de 2023 do Enem. Campus de Suzano do Instituto Federal de São Paulo
Divulgação/IFSP Suzano
Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 podem concorrer a 280 vagas de graduação gratuitas oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Alto Tietê. As inscrições do programa começam nesta segunda-feira (22) e seguem até o dia 25 de janeiro (veja a lista de vagas abaixo).
Sisu 2024: programa tem 264 mil vagas em primeira edição única; veja lista
Na região, as vagas do Sisu estão distribuídas em sete cursos, oferecidos em dois campus: Itaquaquecetuba, com 120 vagas, e Suzano, com 160. Veja a lista de vagas por curso:
Itaquaquecetuba
Engenharia Mecânica – Integral – 40 vagas;
Licenciatura em Letras – Noturno – 40 vagas;
Licenciatura em Matemática – Noturno – 40 vagas.
Campus de Itaquaquecetuba do Instituto Federal de São Paulo
Ifsp Itaquaquecetuba/Divulgação
Suzano
Bacharelado em Administração – Noturno – 40 vagas;
Engenharia de Controle e Automação – Integral – 40 vagas;
Bacharelado em Química Industrial - Noturno - 40 vagas;
Licenciatura em Química – Noturno – 40 vagas.
Para participar da seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação do Enem. As inscrições devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso. Quem não for selecionado em nenhuma das opções ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.
?? Confira o cronograma do Sisu:
Inscrição: 22 a 25 de janeiro;
Resultado: 30 de janeiro;
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro;
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
?? Nova Lei de Cotas
Com o objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior, o Sisu 2024 observa a nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no sistema serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.
Mais informações sobre as vagas oferecidas pelo IFSP podem ser conferidas no site do IFSP.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê