Queda de galhos, árvores e lançamentos de objetos sobre as redes elétricas foram as principais ocorrências na quarta-feira. Queda de galhos, árvores e lançamentos de objetos sobre as redes elétricas foram as principais ocorrências depois da chuva da tarde desta quarta-feira (31), no Alto Tietê.
De acordo com a EDP, concessionária de energia que atende a região, foram registradas 1.024 ocorrências que demandam maior tempo de reparo por conta da complexidade.
Os municípios mais atingidos foram Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. Segundo a concessionária, até o momento 95% dos clientes afetados em toda a região do Alto Tietê estão com o fornecimento de energia normalizado.
A concessionária informou ainda que atua em conjunto com as prefeituras dos municípios para auxiliar na liberação das vias de acesso aos locais mais atingidos pela tempestade.
As equipes foram reforçadas e seguem dedicadas na atuação em campo para reparar os danos causados às redes elétricas da região. A mobilização envolve os Centros de Serviços de Distribuição (CSD) de Mogi das Cruzes, Poá, e a nova base operacional de Suzano.
"Vale destacar que parte dos trabalhos está sendo realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e que o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
Em eventos com grande volume de ocorrências como este, o planejamento estratégico da EDP prioriza o atendimento a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, asilos e os casos que possam oferecer risco à vida."
A EDP reforça o alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que prevê novas chuvas até sexta-feira (2), em toda a área de concessão no Estado de São Paulo. Durante o período de tempestades, os cuidados com a segurança devem ser redobrados.
Veja as orientações para dias de tempestade
Durante as tempestades, fique em casa;
Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores;
Evite tomar banhos durante a tempestade;
Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade;
Não estenda roupas em varais de arame durante a aproximação da tempestade;
Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas durante a tempestade;
Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;
Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime;
Se estiver dirigindo, permaneça no veículo.
Assista a mais notícias