Na rua João Benegas Ortiz, em Mogi das Cruzes, a árvore teve galhos quebrados, que ficaram em cima da fiação elétrica ligada a um transformador. Arvore caída em cima de fiação elétrica deixa moradores de Mogi das Cruzes apreensivos
Uma árvore de grande porte rachou, no início da semana passada, e segue apresentando riscos para os moradores do Rodeio, em Mogi das Cruzes. Ela fica em frente a um condomínio na rua João Benegas Ortiz e os galhos ficaram sobre a fiação da via, que é ligada a um transformador.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O lugar é bastante movimentado por conta dos condomínios da rua e tem ainda um ponto de ônibus bem ao lado. Os moradores têm medo que uma nova ventania estoure os fios e cause um problema ainda maior no local, como a explosão do transformador.
Dorival Aparecido de Souza, que mora no endereço, enviou um vídeo à TV Diário mostrando os galhos suspensos na fiação elétrica e preocupado com os pedestres que passam pela calçada e também que ficam no ponto de ônibus.
Sobre a reclamação, a Prefeitura de Mogi disse que não tinha recebido solicitações de serviços para o endereço nos canais oficiais. E que foi enviada uma equipe na manhã desta terça-feira (13) para orientar os moradores. Informou ainda que em casos de emergência, o morador precisa ligar pro 199 e informar a Defesa Civil.
Árvore Rodeio
Reprodução/TV Diário
Já sobre podas de árvores na cidade, disse que, se não são emergência, devem ser feitos por meio do aplicativo Colab. O atendimento é feito em parceria com a EDP.
No app Colab, ao abrir a solicitação, o munícipe recebe um número de protocolo, que permite acompanhar a resposta e o prazo de execução do serviço. Esse retorno é feito pela equipe do Colab, em horário comercial.
Já a EDP ressaltou que o fornecimento de energia está normalizado no local citado. Destacou também que a arborização das cidades, incluindo a poda de árvores, é de responsabilidade das prefeituras municipais. E que a EDP oferece um apoio no serviço, quando acionada pela administração pública, na retirada dos galhos que estão próximos da fiação elétrica e podem comprometer o fornecimento de energia.
Ou seja, pedidos relativos à arborização (como podas, retirada e manutenção de árvores/vegetação) devem ser feitas pelos cidadãos às prefeituras. De toda forma, uma equipe seria encaminhada para realizar uma inspeção no local.
Assista a mais notícias do Alto Tietê