Segundo a CPTM, obras que estavam sendo feitas desde dezembro foram finalizadas. Linha passa por uma estação em Poá e outras três em Itaquaquecetuba. Estação Engenheiro Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, é uma das integrantes da Linha 12 no Alto Tietê
Cristina Requena/TV Diário
Os moradores do Alto Tietê voltarão a contar com o atendimento normal da Linha 12-Safira, a partir desta quarta-feira (14). Isso porque a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que as obras que estavam sendo feitas no trajeto – entre as estações Brás e Tatuapé – foram finalizadas.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Composta por 13 estações, a Linha 12 tem quatro pontos que ficam na região. Um deles é a estação Calmon Viana, em Poá, e os outros três estão em Itaquaquecetuba, sendo Aracaré, Engenheiro Manoel Feio e a parada que leva o nome da cidade.
As obras realizadas pela CPTM tiveram início no dia 26 de dezembro e tinham como objetivo instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás, permitindo maior fluidez na circulação dos trens.
Além da instalação do AMV, obras na rede aérea e em sistemas de sinalização foram necessárias. Todos os equipamentos foram fabricados com exclusividade para a CPTM, atendendo todos os requisitos necessários para promover as melhorias esperadas aos passageiros.
São 39 quilômetros de extensão em toda a Linha 12-Safira, que atravessa a zona leste de São Paulo e municípios do Alto Tietê, ligando as estações Brás, no centro da capital paulista, e Calmon Viana, no município de Poá. Em 2023 a linha transportou, em média, 263 mil pessoas por dia útil.
Assista a mais notícias do Alto Tietê