Globall Security

Alto Tietê recebe primeira remessa de doses da vacina contra a dengue

.

Por Nova TV Alto Tiete em 15/02/2024 às 13:31:28

Doses foram enviadas ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) em Mogi das Cruzes. Municípios vão receber capacitação sobre a estratégia de vacinação. Assim como dengue e zika, o chikungunya também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti

GETTY IMAGES

O Alto Tietê recebeu nesta quinta-feira (15), a primeira remessa das doses de vacina contra a dengue.

No total foram entregues 79.416 doses no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) em Mogi das Cruzes. Nesse total também estão vacinas para a cidade de Guarulhos que faz parte da regional de saúde da área do GVE.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

No total a região vai receber 45.146 doses da vacina que vão imunizar crianças de 10 e 11 anos. "Essa vacina acordada pelo Ministério da Saúde, a população alvo dela é de crianças de 10 anos a 14 anos. Neste momento, nós vamos iniciar a vacinação na região com crianças e adolescente de 10 a 11 anos", explica a diretora técnica do GVE, Renata Vilanueva.

A diretora detalha que as vigilâncias municipais foram orientadas e nesta sexta-feira (16), vão passar por uma nova capacitação com a Secretaria Estadual de Saúde para aprender a manusear corretamente o imunizante. Ela detalha que a vacina será aplicada em duas doses com um intervalo de três meses entre uma e outra.

A diretora técnica do GVE, Renata Vilanueva sinaliza que existe a possibilidade que assim que acabar essa população na região, provavelmente, o restante da faixa etária deve ser vacinada.

Assim como outros imunizantes, a vacina da dengue tem algumas contra indicações. "Por exemplo, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem tomar essa vacina. É importante a gente falar isso porque embora a gente trabalhe com uma faixa etária de adolescentes, mas a gente tem gestantes nessa faixa etária. Então, se a menina estiver grávida ou estiver amamentando é uma vacina que não é recomendada. Se a pessoa no momento da vacinação, por exemplo, tiver em curso de uma doença febril, com febre alta, a gente recomenda esperar passar esse período para não atribuir a vacina os sintomas da doença que a pessoa tem. Recomenda adiar."

A previsão é que os municípios retirem as doses na segunda-feira (19).

Leia Também

Suzano decreta estado de emergência por causa da dengue

Vacina contra dengue: mais de 45 mil doses devem ser distribuídas no Alto Tietê

Vacina contra dengue: municípios do Alto Tietê estão na lista de cidades que vão receber doses do imunizante

Os 10 municípios do Alto Tietê estão na lista do Ministério da Saúde para o recebimento das doses da vacina. No total a região vai receber 45.146 doses da vacina. Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano são as cidades que vão receber o maior número de doses.

Itaquaquecetuba vai receber um total de 10.960 doses, Mogi das Cruzes um total de 12.143 e Suzano 9.409. Suzano, inclusive, decretou estado de emergência e alerta epidemiológico por conta do alto número de casos de dengue na cidade.

Vacina no Brasil

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses -- 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 milhões foram doadas.

Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, foram incluídas mais de 500 cidades em 16 estados para a imunização. A vacina será destinada a pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2. Além disso, os municípios vizinhos a essas cidades prioritárias também vão receber o imunizante.

Assista a mais notícias

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass