Nesta quarta-feira (21), as cidades da região somam 1.621 casos confirmados. Salesópolis teve a primeira confirmação da doença do ano. Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
Os dados divulgados pelo Governo Federal mostram que nesta quarta-feira (21) as cidades do Alto Tietê chegaram a 1.621 casos confirmados de dengue. O número é 3 vezes maior do que o registrado em todo o ano passado, quando foram confirmados 528 casos nos dez municípios.
Ainda de acordo com esse levantamento, Salesópolis registrou o primeiro caso de dengue do ano nesta quarta-feira (21). No ano passado, a cidade não teve nenhum caso confirmado da doença.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O levantamento de 2023 foi feito com base em dados divulgados pelas secretarias Municipais de Saúde das cidades do Condemat+. Agora, os números são atualizados diariamente e podem ser conferidos aqui.
Ainda segundo o Condemat+, o único óbito entre janeiro a dezembro de 2023 foi registrado em Poá. Neste ano, a região tem uma morte confirmada em Suzano.
LEIA TAMBÉM:
Dor no corpo, febre e dor de cabeça são os sintomas mais frequentes em casos de dengue no Alto Tietê
Suzano registra primeira morte por dengue no Alto Tietê
Três das cinco cidades com maiores índices de incidência de casos de dengue na Grande SP são do Alto Tietê
Suzano e Guararema estão em estado de emergência por causa da dengue
As cidades de Guararema e Suzano já decretaram estado de emergência, enquanto outras avaliam a medida. Na região, Suzano contabiliza os maiores números de casos neste ano, com 705 confirmações.
Itaquaquecetuba é a segunda com o maior número de casos, com 302 confirmações. Na sequência, aparecem Mogi das Cruzes (184), Ferraz de Vasconcelos (129), Poá (93), Santa Isabel (85), Guararema (55), Arujá (43) e Biritiba Mirim (24).
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê