Poderia se tornar um lindo conto de Fada se não fosse dramático, a corrida do Prefeito GUTI, em busca de um sucessor, e agora com menos de 9 meses, muita dificuldade pela frente.
Em 7 anos de governo, algo que o atual prefeito não se preocupou, foi em criar um sucessor, em suas tentativas, e volatilidade o prefeito não obteve sucesso em eleger Deputado Federal, Deputado Estadual e nem sequer emplacar o seu chefe de Gabinete Jurandir como vereador.
Restando claro, que o prefeito não transfere votação, mas, uma vez na máquina, sempre tem o controle da máquina, por sinal muito robusta em GRU, bilionária.
Agora, no ano da eleição, após muita cobrança, começou uma corrida insana para tentar emplacar um nome em consenso, missão impossível.
Intencional ou não, uma das facetas marcantes do atual prefeito é não definir diretamente os escolhidos, e com a constante alternância dos aliados mais próximos, transitaram entre os meninos dos olhos do prefeito, Secretáriso e Vereadores: Jurandir, Peterson Ruan, Trevisan, Alex Vitarelli, Eduardo Soltur, Americano, Ticiano Americano, Bruno Gersonimo, Thiago Surfista, Jesus e a surpresa do momento, o Deputado Jorge Wilson, no segundo mandato.
Em meados de março, e não são somente as aguas que estão chegando, está chegado o tempo de definição, de chapas, partidos, calendário eleitoral, e ao invés de definir e dar estabilidade para a sua base, Guti começa uma corrida maluca em busca de "Um sucessor". E nesta corrida desenfreada, a instabilidade aumenta, a base vai diminuir e muitos vão ficar de fora.
A principal opção do governo tem desempenho muito ruim nas pesquisas, caso do Secretário de Governo Edmilson Americano, que lançou sua pré campanha, e a repercussão não aconteceu, e a máquina praticamente ignorou o fato.
O plano B é uma estratégia pouco viável e também do Clã Americano, que tenta viabilizar o vereador, atual presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano. Nota-se que para tentar ocultar o seu mentor e criador político, responsável pelo seu clã, passou esse a ser intitulado recentemente, sem a assinatura "Americano". como Ticiano. O fato é , bastante diferente das últimas eleições para vereador, quando incorporou o nome americano ao nome, mesmo tendo origem bastante distinta.
Outros, bastante apreensivos e que almejam e estão aguardando a definição envolvem o atual vice prefeito Jesus, o Vereador Thiago Surfista que também pegou a onda de pré prefeiturável. Mas essa corrida não para por ai, tem os candidatos, que buscam ser caracterizados como de direita.
O atual Deputado Estadual Jorge Wilson, o que ainda utiliza em suas redes social a nomenclatura Xerife do Consumidor, herdado de um personagem de uma rede de tv, e atual chefe de governo do Governador Tarcísio, segue como favorito na disputa e aguarda, ansioso a indicação.
Todavia, descobriu-se uma manobra radical, com a viagem do prefeito para Brasília numa tentativa de emplacar um sucessor pelo PL. O projeto natimorto previa, para surpresa de todos, uma vertente de Lucas Sanches. aguerrido opositor a gestão GUTI, aliando-se a um dos possíveis sucessores do prefeito, sim, isso mesmo!
Uma situação incoerente nesta corrida, em busca de um sucessor para GUTI. Em outra vertente os atuais vereadores que preocupados com a redução de legendas no grupo do atual prefeito e com esta pluralidade de opções.
Com o receio da traição, prejudica até mesmo a consolidação de suas campanhas e o posicionamento, e afinidade com indicado do prefeito, e a possibilidade de galgar seus caminhos estratégicos. Lamentável uma cidade do porte de Guarulhos, passou quase uma década desgovernada e sem liderança, com rédeas para a continuidade dos serviços, ao qual julgam prestar com tremenda eficiência, mas, com políticas ineficientes.
Na minha visão, não posso deixar de relatar que o governo transparece o que sempre foi nestes 07 nos e dois meses, uma porção de indecisões, incertezas e impasses.
Ao mesmo tempo, vejo uma outra situação, sendo construída com zelo, maturidade e experiência. Consolidada em lideranças, com nomes definidos, trabalhando num plano de governo, com maior facilidade e diálogo mais aberto, e sem vaidades, buscando individualidades o ser o menino ou a menina dos olhos do prefeito.
A Frente Ampla constituída aglomera uma excelência de gestores, bem-posicionados, e coerentes em suas indicações para ser o próximo prefeito, já numa missão de estabelecer e dar parâmetros e nortes, para uma Guarulhos centrada em busca de restaurar a cidade, com soluções práticas inovadoras, humanizar, fomentar, agregar.
Os interlocutores da Frente Ampla além de terem o maior colegiado em prol de uma campanha, ao qual Elói Pieta (definindo partido), é o nome consensual, e com o desejo de compor com a empresária Fran Correa (PSDB) pré prefeiturável, e um nome de consenso, demonstra para o Guarulhense que maturidade política paira sobre a dedicação de um projeto, uma estratégia, não só a política de números, mais aquela que transparece harmonia de grupo, foco em prol do cidadão guarulhense.
Enquanto um grupo constrói plano de trabalho e soluções o outro está numa corrida maluca por um sucessor para GUTI, o que deveria ter sido feito a muito tempo. A novela vai continuar.
Milene Iris Borges Estanislau
Jornalista MTB
Direito, Pós-graduação Direito Eleitoral e Direito Político, Direito público, Gestão pública e Docência em ensino Superior.