Globall Security

Maior produtor de ovos dos EUA interrompe produção temporariamente após registro de gripe aviária

.

Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 03/04/2024 às 12:46:30

Caso aconteceu no Texas, em um dos aviários da Cal-Maine Foods. Brasil já registrou 160 focos da doença apenas em aves silvestre e de subsistência. Aves comerciais do Brasil ainda não foram atingidas pela doença. Caixas de ovos da Cal-Maine Foods, Inc. aguardam para serem distribuídas pelos funcionários do Departamento de Agricultura e Comércio do Mississippi no Mississippi State Fairgrounds em Jackson, Mississipi, em 7 de agosto de 2020. O maior produtor de ovos frescos nos Estados Unidos disse na terça-feira, 2 de abril de 2024, que interrompeu a produção em uma fábrica no Texas depois que a gripe aviária foi encontrada em galinhas lá. disse em um comunicado que aproximadamente 1,6 milhão de galinhas poedeiras e 337.000 frangas, cerca de 3,6% de seu rebanho total, foram destruídas depois que a infecção, gripe aviária, foi encontrada nas instalações no condado de Parmer, Texas.

AP Photo/Rogelio V. Solis

O maior produtor de ovos dos EUA interrompeu temporariamente, na terça-feira (2), a sua produção em uma fábrica no Texas, depois que casos de gripe aviária registrados em galinhas.

A Cal-Maine Foods, Inc., sediada em Mississippi, afirmou que aproximadamente,1,6 milhão de galinhas poedeiras e 337 mil frangas foram dizimadas, após a detecção da doença em uma instalação em Parmer, no Texas. Esse montante representa 3,6% do rebanho total da empresa.

Autoridades dos EUA disseram que o vírus também foi detectado em uma instalação avícola em Michigan.

O anúncio de Cal-Maine acontece um dia após autoridades estaduais de saúde terem afirmado que uma pessoa foi diagnosticada com gripe aviária, após entrar em contato com vacas supostamente infectadas, e que o risco para o público permanece baixo.

O caso humano no Texas marca o primeiro caso conhecido globalmente de uma pessoa que contraiu esta versão da gripe aviária de um mamífero, disseram autoridades federais de saúde.

MAPA mostra a rota das aves migratórias que chegam ao Brasil

Gripe aviária no Brasil

O primeiro caso de gripe aviária no Brasil aconteceu em 15 de maio e, desde então, o país contabiliza 160 focos da doença. Esses casos, no entanto, só atingiram, até agora, aves silvestres – ou seja, que vivem soltas na natureza – e de subsistência – que são criadas em quintais de casas, por exemplo.

Não há no Brasil, ainda, nenhum caso de gripe aviária registrado em aviários comerciais, locais onde são criados os frangos e os ovos que vão para os supermercados.

Por aqui, também não há nenhum caso de gripe aviária registrada em humanos.

Fonte: ECONOMIA

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass