Governo cria secretaria de transporte por rios e prevê R$ 5 bi em investimentos em hidrovias
.
Atual diretor do departamento de navegação e hidrovias do ministério chefiará a secretaria. Criação estava prevista desde o começo do governo Lula. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quinta-feira (11) a criação da Secretaria de Hidrovias. Subordinada ao ministério, a nova pasta coordenará a área de navegação por rios, diante da expectativa de investimentos bilionários nesse modal de transporte nos próximos anos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante anúncio da criação da nova secretaria.
Reprodução/Youtube
Costa Filho também anunciou Dino Antunes, atual diretor do departamento de navegação e hidrovias, como secretário.
Segundo o ministro, a expectativa é de R$ 5 bilhões em investimentos em transporte de carga e pessoas por rios. O governo pretende fazer parcerias público-privadas para desenvolver o modal.
Leia também:
Ministério de Portos e Aeroportos define datas de audiências públicas sobre o túnel Santos-Guarujá; veja como participar
Governo Federal lançará rota comercial entre Amazonas e o Pacífico até 2026
Governo não tem definição para ajuda financeira às empresas aéreas, diz secretário
Criação já era prevista
A criação de uma secretaria de hidrovias estava em definição desde o início do governo, com a reestruturação da Esplanada dos Ministérios.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recriou os ministérios de Transportes e de Portos e Aeroportos – que haviam sido fundidos na gestão anterior, dentro do Ministério de Infraestrutura.
Ficou decidido que a secretaria ficaria sob o guarda-chuva do Ministério de Portos e Aeroportos e, na terça-feira (9), o governo publicou a estrutura da nova pasta.
Fonte: ECONOMIA