Dialogando sobre as eleições municipais
Nessa semana conversei com o Dr. Devanildo Damião uma das referências intelectuais da cidade de Guarulhos e que conhece bastante de gestão.
----------------------------------Milene Iris:
Como você avalia as próximas eleições para Prefeito de Guarulhos?
----
Dr. Devanildo Damião:
Existe uma oportunidade grande para uma alteração na gestão e governança da cidade, digo em relação aos grupos de governança. A Gestão atual conformou um bloco com base no poder da máquina, não em projetos, com o fim do governo, o grupo vai seguramente dispersar, como já está ocorrendo.
---
Milene Iris:
Por que você analisa desta forma?
---
Dr. Devanildo Damião:
São as evidências, nenhuma liderança foi formada neste governo, não existe nenhum Secretário de destaque, as pesquisas evidenciaram isso. Uma curiosidade é que os melhores Secretários não tiveram apoio como o caso do Thiago Surfista. O apoio parcial da máquina decorreu de uma indicação do Governador, externa a realidade da cidade.
---
Milene Iris:
Qual será a pauta determinante para as eleições?
---
Dr. Devanildo Damião
Acredito e as pesquisas evidenciam isso, que será baseada na pauta da saúde, que está caótica no Município e na segurança pública. O Governo atual não deixa nenhum legado de grande obra para o Município.
----
Milene Iris:
E a questão da falta de água, não terá impacto.
Dr. Devanildo Damião:
Isso depende da capacidade da oposição, a questão da água e do saneamento é mérito da SABESP e vai além de Guarulhos, ocorreu um grande investimento na Região do Alto Tietê decorrente da grande crise da Sabesp que se viu obrigado a construir interligações entre as bacias e também estações de tratamento com capacidade ociosa. Para a SABESP foi um grande negócio que ainda ficou com o SAAE que teve a precificação bastante acelerada. Então, se a oposição souber trabalhar esses pontos, mostrando por exemplo, que Suzano tem qualidade de Saneamento bem superior o discurso de esvazia. O Deputado Márcio Nakashima, por exemplo, tem bastante dados e pode endurecer o discurso nessa linha.
----
Milene Iris:
Outro ponto polêmico foi o fechamento da Proguaru, qual a tua opinião.
----
Dr. Devanildo Damião:
Temos que analisar com as devidas limitações de informações. Politicamente, a questão pode ser explorada pela oposição, foi o maior desemprego em massa da história da cidade, mais de 4 mil empregos. A empresa estava saudável? Possivelmente não, mas, é importante destacar que era possível melhorar bastante a gestão. A decisão foi a mais radical possível e a pior para uma parcela da população, que nunca vai se esquecer desse fato.
----
Milene Iris:
Como você observa novas pautas para a cidade?
---
Dr. Devanildo Damião:
Quais? Não existe, talvez seja uma limitação minha. Os projetos estruturantes não aconteceram na cidade e mesmo as demandas consolidadas não foram resolvidas. O de projeto do Parque Tecnológico na cidade não andou, por inépcia, existiam recursos já destinados pelo Estado que foram perdidos pela gestão confusa da atual gestão.
---
Milene Iris:
E os apoios, vão ser decisivos na eleição?
----
Dr. Devanildo Damião:
Numa escala de 1 a 5, arisco a colocar 2. O Governador tem mais 600 municípios para tratar, Guarulhos é importante, mas, o Governador por prudência deverá esperar o segundo turno para uma ação mais direta. Com o apoio do União e MDB para o Elói, a neutralidade fica mais visível, dado que são partidos que estarão do lado do Governador em São Paulo na candidatura do Nunes. O Presidente Bolsonaro, provavelmente, vai estar ocupado com o domínio no Sul, Sudeste e Centro Oeste e vai ter um papel mais tímido. O Lula tem o perfil de se lançar mais diretamente na campanha, o que pode ajudar o Alencar.
---
Milene Iris:
Muito se reclama do nível dos candidatos, o que você acha?
---
Dr. Devanildo Damião:
Diferentemente de alguns, acredito que o quadro de candidatos é positivo para a cidade, existem boas opções, os três deputados da cidade são pré-candidatos (um federal e dois estaduais), o Elói que sempre foi bem avaliado está na disputa e deu um passo importante para o Centro nessa eleição, O Lucas representa um bloco de forças com visão mais conservadora inédita, inédita na cidade.
----
Milene Iris:
Existem espaços para surpresas?
---
Dr. Devanildo Damião:
O imponderável ainda não pode ser ponderado. Rs rs. Mas, olhando o cenário hoje, parece difícil um novo candidato com força para alterar. O Elói Pietá pelo recall, é favorito ao segundo turno e com possibilidade de receber apoio do campo progressista e do Centro. A direita ainda tem dúvidas em relação a quem vai incorporar o legado, o Jorge Wilson parece mais alinhado ao Governador no momento, mas, não tem histórico de ser um conservador liberal. O Lucas é um jovem que vem se moldando, é muito bom no meio virtual e com boa aceitação. Por sua vez, o Márcio Nakashima é considerado um excelente candidato e consegue votos de diferentes tendências políticas.