De acordo com a EDP, que é a concessionária de energia de 8 das 10 cidades da região, o aumento é de 305% em um comparativo com o mesmo período do ano passado, quando 3.720 clientes foram impactados pelos acidentes entre janeiro e março. Carro bateu em poste que caiu na Avenida João 23 em Mogi das Cruzes
Danilo José de Paula/Arquivo Pessoal
Entre janeiro e março deste ano, 15.091 moradores ficaram sem energia no Alto Tietê por causa de acidentes de trânsito. O número é 305% maior que no mesmo período do ano passado, quando 3.720 clientes foram impactados pelo problema.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O levantamento foi feito pela EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia em oito das 10 cidades do Alto Tietê. (Veja mais abaixo)
Nos três primeiros meses deste ano 47 ocorrências do tipo foram registradas, ocasionando o número maior de imóveis afetados. Já no mesmo período do ano passado foram 17 ocorrências.
O número de ocorrências e moradores afetados nem sempre é diretamente proporcional. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, foram registrados 13 colisões e um total de 2.049 clientes foram afetados. Em Suzano, o número de colisões foi semelhante, com 12, mas o prejuízo foi muito maior, com 6.230 imóveis afetados.
De acordo com a concessionária, isso acontece porque depende dos equipamentos instalados no poste afetado durante a colisão. Um poste que tenha um transformador em uma área de conexão de circuito que leva para uma região, por exemplo, pode afetar mais clientes do que outro que abastece menos pessoas.
A EDP alerta que, além de ocasionar a interrupção de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, esse tipo de acidente leva risco de morte ou de ferimentos graves para motoristas, pedestres e gera danos materiais que podem comprometer o bem-estar da população.
Em sua grande maioria, essas ocorrências demandam reparos complexos e necessitam do envolvimento de um grande efetivo das equipes de manutenção da EDP, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, e de departamentos responsáveis pelo trânsito e mobilidade das cidades.
Dicas de prevenção e segurança
Para evitar colisões em postes, é importante que os motoristas estejam atentos e dirijam com cautela;
Se for dirigir, não consumir bebidas alcoólicas;
Seguir a direção defensiva, obedecer aos limites de velocidade, principalmente, em dias chuvosos para evitar a aquaplanagem;
Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura;
Os cuidados devem ser redobrados aos finais de semana e nos feriados, quando o movimento é maior;
Em caso de colisão em postes, a recomendação é não sair de dentro do veículo. Com a colisão, fios e cabos elétricos podem ter caído sobre o veículo e o risco de morte por choque elétrico é alto;
Ao se deparar com um acidente e verificar cabos no chão, não se aproxime e nem tente socorrer as vítimas;
Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local e acione imediatamente a EDP pelo telefone 0800 721 0123;
Veja o número de acidentes e clientes afetados de janeiro a março de 2024
Biritiba Mirim
Ocorrências: 1
Clientes afetados: 67
Ferraz de Vasconcelos
Ocorrências: 3
Clientes afetados: 91
Guararema
Ocorrências: 1
Clientes afetados: 53
Itaquaquecetuba
Ocorrências: 10
Clientes afetados: 5.872
Mogi das Cruzes
Ocorrências: 13
Clientes afetados: 2.049
Poá
Ocorrências: 3
Clientes afetados: 618
Salesópolis
Ocorrências: 4
Clientes afetados: 111
Suzano
Ocorrências: 12
Clientes afetados: 6.230
Assista a mais notícias do Alto Tietê