Cidades da região sofrem com falta da dose Bivalente. Segundo Ministério da Saúde, nenhuma cidade da região chega ao menos a 30% da cobertura vacinal com a dose bivalente. Apenas Guararema possui doses da vacina contra a Covid-19 para adultos no Alto Tietê
Ao menos oito cidades do Alto Tietê estão com falta de doses da vacina contra a Covid-19 para adultos. Segundo levantamento do Bom Dia Diário com as prefeituras da região, somente Guararema informou que possui doses da Bivalente, dose indicada para adulto. (veja situação por município)
Apenas Salesópolis não respondeu aos questionamentos.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo as prefeituras, a vacina Pfizer Baby e Pediátrica está disponível em Arujá, Biritiba-Mirim, Santa Isabel e Suzano. Guararema ainda conta com doses da bivalente e da Butantan, enquanto Itaquaquecetuba possui a Coronavac, a Baby e a Pediátrica. Ferraz de Vasconcelos possui apenas doses da pediátrica.
Cobertura vacinal
Em relação à cobertura vacinal da dose bivalente na região, Guararema é a cidade com a maior taxa (26,16%), enquanto Itaquaquecetuba é a que possui a menor (23,7%).
Cobertura vacinal contra a Covid-19 no Alto Tietê não chega a 30%
TV Diário/Reprodução
De uma maneira geral, nenhuma cidade da região chega ao menos a 30% da cobertura vacinal com a dose bivalente. De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é de que pelo menos 90% da população seja imunizada com a dose.
Confira como está a vacinação por cidade
Arujá
Segundo a Prefeitura de Arujá, o município possui doses da Pfizer Baby (6 meses a 4 anos) e Pediátrica (5 a 11 anos), que estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Não há previsão de chegada de novas doses da vacina para adultos.
Biritiba Mirim
O município conta com vacinas do fabricante Pfizer, mas somente Baby e Pediátrica, que contemplam crianças de 6 meses a 11 anos. Em relação à vacina Bivalente, não há previsão de chegada no município.
Para as vacinas Baby e Pediátrica, as crianças podem ser imunizadas atualmente em duas unidades de saúde da cidade, sendo elas: Centro de especialidades - CSIII e Jardim Yoneda.
Ferraz de Vasconcelos
De acordo com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, a cidade não dispõe de vacina Bivalente. Há somente vacina Pfizer Pediátrica (490) e Baby (600 doses), que estão disponíveis em todas as unidades de saúde.
Vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica está disponível para o público de 6 meses a menor de 12 anos, conforme calendário vacinal do Ministério da Saúde, a vacinação é livre demanda, cada unidade tem dias específico para abrir e ofertar, pois os frascos são multidoses e, após aberto, tem um período curto para uso.
Guararema
Guararema tem disponíveis doses do laboratório Pfizer e do Instituto Butantan em ambas nas unidades de saúde do município (unidade temporária de saúde no Parateí e Cesap, no bairro Nogueira). No momento, estão disponíveis 216 doses da Bivalente.
As doses estão disponíveis aos munícipes que se enquadram nos critérios de vacinação, conforme a norma técnica do Ministério da Saúde, ou seja, para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com Pfizer Baby, esquema de 3 doses; a partir de 5 anos de idade 3 doses; reforço a partir de 18 anos; e reforço da Bivalente para idosos a partir de 6 meses da data de aplicação da última dose.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, informou que dispõe das seguintes vacinas para Covid-19:
Coronavac: 2.220 doses
Baby: 2.000 doses
Pediátrica: 770 doses
Bivalente: sem doses disponíveis
O esquema de vacinação contra Covid-19 está disponível para as faixas etárias contempladas nas unidades de saúde.
Mogi das Cruzes
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, há apenas pequenas quantidades de Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica. O município aguarda envio de novos lotes pelo governo do estado, mas não há previsão.
São 5.800 doses da Pfizer Baby e 1.760 doses de Pfizer Pediátrica.
A aplicação da vacina contra covid-19 segue protocolo do governo federal: no início de 2024, o ministério da saúde publicou novas determinações para imunização contra a covid-19, que segue para dois grupos:
crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias - vacinação foi incorporada no calendário de rotina;
vacinação para os grupos prioritários - reforços da vacina contra a Covid-19, estão garantidos para este público (idosos com 60 anos e mais; pessoas com imunodepressão, gestantes e puérperas - até 45 dias após o parto - devem receber 2 reforços anuais, com intervalo de 6 meses.
Poá
De acordo com a Prefeitura de Poá, o município dispõe apenas das doses da Pfizer Baby.
Santa Isabel
Segundo a Prefeitura de Santa Isabel, somente doses da Pfizer Baby (600) e Pediátrica (300) estão disponíveis.
Suzano
Para a vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Suzano dispõe apenas dos imunizantes Pfizer Baby (1.440 doses) e Pfizer Pediátrica (1.270 doses), que atendem ao público de 6 meses a 11 anos de idade. Os critérios vão depender se a criança já recebeu alguma aplicação anterior.
Para o público com 12 anos ou mais, no momento, não há vacina disponível. E o município ainda não foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde sobre quando serão enviadas novas doses nem a respeito da quantidade prevista.
A Pfizer Baby está disponível nos 24 postos de saúde, com os frascos sendo abertos às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 15h. Já a Pfizer Pediátrica é oferecida diariamente, conforme a demanda, em nove unidades da atenção básica, também das 8h às 15h.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê