O final do ano de 2022 foi marcado pela ótima notícia que finalmente o Município de Guarulhos seria atendido pelo Metrô.
As notícias rapidamente deram margem a especulação imobiliária, pessoas preocupadas com a desapropriação e desvalorização dos terrenos, estudo do trajeto e políticos se vangloriando dos feitos e e população com grande expectativa fazendo contas da diminuição do penoso tempo da casa ao trabalho.
Aliás, ressalta-se que Guarulhos e a cidade de São Paulo são responsáveis pelo maior movimento pendular do país (pessoas que se deslocam diariamente de um município para o outro). Nada de anormal, dado que são os dois municípios com maior população do estado.
Mas, a experiência faz a diferença, e alguns mais céticos e calejados, não estavam tão otimistas. O histórico de frustrações, era a barreira presente. Alguns comentavam com ironia que o Metrô em Guarulhos, somente seria implementado quando o inacabável Trevo do Bonsucesso estivesse funcionando.
Os otimistas argumentavam que o dinamismo do projeto, e a fama do Governador eleito Tarcísio de Freitas de tocado de obras, faria a diferença. A Linha 19 com 17,6 quilômetros de extensão em sua primeira fase para atender o município de Guarulhos, parecia ser bem viável.
O cronograma apresentado estimava que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2024 e que a implantação tenha início em 2025 e seja finalizada até 2030.
Mas, sempre existem componentes de prestígio, viabilidade comercial e alinhamento político, e Guarulhos parece que falhou não fez a lição de casa adequadamente.
O final de fevereiro reservou a notícia amarga: O Governador Tarcísio de Freitas e o Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini anunciaram que a construção da Linha 20-Rosa do Metrô no ABC será prioridade em detrimento da Linha 19-Celeste. Como prêmio de consolação a provável extensão da linha 2 que chegará em Guarulhos.
Os dois projetos devem ser tocados por meio de Parcerias Público Privadas – PPP, dando prioridade para a Linha 20, que vai para o ABC.
Para os mais calejados, o Metrô vai demorar bastante.
Redação: Nova TV Alto Tietê