Região recebeu 5.490 doses da vacina Spikevax, da farmacêutica Moderna, que será usada na campanha de imunização contra a Covid-19. Ferraz de Vasconcelos e Poá já começaram a vacinar. Vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Moderna começa a ser aplicada no Alto Tietê
O Alto Tietê recebeu 5.490 doses da vacina Spikevax, da farmacêutica Moderna, que será usada na campanha de imunização contra a Covid-19. Duas cidades da região já começaram a aplicar as doses nesta sexta-feira (24).
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Cidades do Alto Tietê começam a aplicar vacina da Moderna contra a Covid-19
Rodrigo Nagafuti/Secom Poá
As doses são destinadas às crianças de 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (não-vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto de acordo com a faixa etária), além dos grupos prioritários:
Pessoas de 60 anos ou mais — uma dose a cada 6 meses
Gestantes e puérperas — uma dose a cada 6 meses
Pessoas com imunossupressão — uma dose a cada 6 meses
Indígenas, quilombolas e ribeirinhos — dose anual
Trabalhadores da Saúde — dose anual
Pessoas com deficiência permanente — dose anual
Pessoas com comorbidades — dose anual
Pessoas em privação de liberdade — dose anual
Funcionários do sistema carcerário — dose anual
Pessoas em situação de rua — dose anual
Por que é preciso atualizar a vacina?
???? Contextualização: os novos imunizantes protegem contra a variante XBB 1.5 e são os mais atualizados disponíveis. No país, duas farmacêuticas tiveram a atualização de suas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): Pfizer e Moderna.
Novas mutações do vírus SARS-CoV-2 são esperadas. Isso é um comportamento comum – porque, à medida que o vírus se espalha, ele pode sofrer muitas modificações genéticas. Dessas mutações podem surgir novas variantes, linhagens e cepas.
A resposta imunológica precisa também acompanhar as mudanças. Por isso, é necessário que a vacina seja atualizada para a "versão" do vírus atual em circulação.
Distribuição das doses
A cidade que mais recebeu vacinas foi Mogi das Cruzes, com 1,7 mil unidades. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mais doses devem chegar até o fim deste mês.
Vacinação
Ferraz de Vasconcelos e Poá começaram a aplicar o novo imunizante nesta sexta-feira (24). Biritiba-Mirim e Guararema devem vacinar a partir de semana que vem. Já Mogi das Cruzes e Suzano ainda devem definir o calendário de imunização.
Arujá, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Santa Isabel não responderam aos questionamentos da produção do Diário TV.
Ferraz de Vasconcelos
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h (para as que atendem no horário normal). As unidades com horário ampliado vacinam das 8h às 20h. As UBSs que abrem aos sábados atendem 8h às 17h.
Para se vacinar é preciso levar caderneta de vacinação, documento de identificação, cartão SUS e o pedido médico em casos de pessoas portadoras de comorbidades graves. Já os profissionais da área da saúde devem levar algum documento que comprove a formação profissional (identidade profissional, holerite, entre outros).
Poá
Em Poá, a imunização segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h30 às 15h30.
No momento da vacinação, é necessário apresentar o documento ou a carteirinha do SUS da criança, além da carteirinha de vacinação e comprovante de endereço. Já os adultos devem levar um documento com foto, a carteira de vacinação e a carteirinha do SUS.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê